Representatividade da população negra é tema de debate em Brasília

Análise do panorama das eleições sob o aspecto cor/raça reuniu especialistas e servidores da SEPPIR
Análise do panorama das eleições sob o aspecto cor/raça reuniu especialistas e servidores da SEPPIR

Seminário realizado anteontem (05/08) teve o objetivo de discutir questões referentes à representatividade da população negra no processo eleitoral de 2014. As informações disponibilizadas pelo TSE mostram que todos os(as) candidatos(as) ao cargo de Presidente da República são pessoas brancas

SEPPIR – A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) realizou nesta terça-feira (5/8), em Brasília-DF, o Seminário “Dados desagregados por Cor ou Raça das candidaturas das eleições 2014”. A atividade teve por objetivo discutir questões referentes à representatividade da população negra, em um contexto no qual, pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou dados da raça/cor dos(as) candidatos(as).

A inclusão do quesito nas informações das candidaturas é uma das mais antigas reivindicações do Movimento Negro brasileiro. A partir desses dados, é possível avaliar a inclusão de grupos raciais e étnicos nos Poderes Legislativo e Executivo, além de estimular medidas que visem a ampliação da presença do(a) negro(a) nos espaços de poder.

Compuseram a mesa o sociólogo Luiz Augusto Campos, que é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pesquisador no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ); Talita Victor, especialista em Instituições e Processos Políticos do Legislativo e Assessora da Secretaria da Mulher; e Dalila Negreiros, mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento e servidora da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR.

Dados eleitorais de 2014
As informações disponibilizadas pelo TSE mostram que todos os 11 candidatos(as) ao cargo de Presidente da República são pessoas brancas; para a vice-presidência, há 7 brancos, 3 pretos e 1 pardo; do total de 171 pretendentes ao cargo de governador(a), apenas 54 são da cor negra (15 pretos e 39 pardos); para vice-governador(a), 106 candidatos são brancos, 66 negros (44 pardos e 22 pretos), e 1 indígena.

Quanto às vagas para senadores(as), do total de 181 candidatos, apenas 55 concorrentes pertencem à cor/raça negra (40 pardos e 15 pretos). Para deputado(a) federal, são 3.908 candidaturas brancas, 2.789 negras (2118 pardos e 671 pretos), 35 amarelas e 23 indígenas.

Em nível estadual, os pretendentes às cadeiras nas Assembleias Legislativas são 16.246; destes, 7.408 se autodeclaram negros/as (5.964 pardos e 1.444 pretos). No Distrito Federal, brancos representam 504 candidaturas, negros somam o total de 497 (398 pardos e 99 pretos), e são 2 os indígenas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.