FOIRN: Lideranças e representantes dos Povos Indígenas denunciam descaso e propõem discutir melhor modelo para saúde indígena

foirn - transporte de pacientes
Veja mais fotos no final

Veja a íntegra do documento enviado ao governo em Carta Pública dos Povos Indígenas do Rio Negro sobre a Saúde Indígena no Brasil. TP. 

FOIRN

No dia 27 de Julho os lideres indígenas se reuniram para averiguar a situação da saúde indígena do Rio Negro. Em levantamento participativo, identificou-se os problemas administrativos como principal entrave para plena execução das ações previstas no modelo de atenção a saúde indígena. Assim, foi criada comissão para concluir a elaboração da Carta-denúncia sobre a situação. Neste dia 06 de Agosto de 2014, as lideranças em reunião na Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira aprovaram uma Carta Aberta denunciando o descaso com a saúde indígena e propondo a adoção urgente de um conjunto de medidas para “destravar” a saúde indígena, pois é um problema de décadas.

Na carta, as lideranças indígenas denunciam a precariedade da situação de infraestrutura, de equipamentos e de fornecimento de insumos para atendimento com qualidade dos indígenas nas comunidades e nos postos de atendimento de referência (Polo Base); as condições inadequadas para transporte das equipes de saúde e dos pacientes, pois faltam motores e botes de alumínio; a continuidade da terceirização na contratação dos profissionais e a falta de uma política de profissionalização dos Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento; entre outros problemas que são sintomas de uma crise de gestão administrativa que prejudica os serviços nas comunidades indígenas pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.  Esses problemas vêm desde sua implantação, quando estava na responsabilidade da FUNASA e continuam os problemas na gestão da Secretaria Especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Apesar do volume de recursos destinados à saúde indígena ter crescido nos últimos anos, os resultados alcançados estão muito longe de corresponder a este grande investimento. Os povos indígenas continuam morrendo com doenças preveníveis. Os problemas gerenciais determinantes na transformação dos DSEIs em Unidades Gestoras autônoma, indicam a necessidade urgente de mudanças dos gestores na saúde indígena.

O Movimento pela Saúde Indígena do Rio Negro concluiu que o controle social é uma farsa na saúde indígena, pois suas contribuições na formulação e no controle da execução da política nacional de atenção a saúde indígena vem sendo ignorados. O Movimento indígena se respalda na Constituição da República Federativa do Brasil (de 1988), em seu art. 232, garante que os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo”.

AGENDA DO MOVIMENTO PELA SAÚDE INDÍGENA DO RIO NEGRO

27 de Julho de 2014 Reunião com lideranças e profissionais de saúde, onde se fez levantamento de demandas urgente e urgentíssimo; foi criado criada uma comissão para elaborar carta pública sobre saúde indígena;
30 de Julho e 1 e 2 de Agosto de 2014 A carta foi elaborada na FOIRN pela comissão
06 de Agosto de 2014 Reunião para apresentar trabalho da Comissão, leitura da Carta, aprovação, assinaturas e divulgação;
Setembro de 2014 Vamos avaliar referencias da Saúde indígena nas cidades do Rio Negro e no Estado do Amazonas
Novembro 2014 Vamos avaliar resultados do movimento pela saúde indígena do Rio Negro na Assembléia Geral da FOIRN no município de São Gabriel da Cachoeira.
Março de 2015 Seminário de avaliação da Saúde Indígena do Rio Negro – Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro em 25 anos prestando serviço nas comunidades indígenas e referencias (gestão e serviços).

 Contatos para maiores informações / entrevistas:

Almerinda Ramos de Lima – Presidente da FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – 97 3471 1632

André Fernando Baniwa – Presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana – 97 81216181  e-mail: [email protected]

Outra fotos:

polo base na comunidade - foirn

foirn 1

foirn 2

foirn - motpres sucateados

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.