RO – Violência em acampamento de camponeses de Monte Negro

 400_assassinatos

Camponeses baleados

Conforme informação recebida de assessoria jurídica do Acampamento Monte Verde, indivíduos armados, nessa terça feira (29, às 12h, balearam camponeses do acampamento situado no município de Monte Negro, em Rondônia.

Policias Militares já condenados por tortura estariam “fazendo bico” no local

No local estariam presentes dois policiais militares de Buritis conhecidos por Edelvan, cognominado Zeca Urubu, Fonseca e Jean que estariam no local “fazendo bico” para o latifundiário Nadir Jordão dos Reis. Segundo os acampados, os Policiais Militares envolvidos no incidente seriam os mesmos PMs que foram condenados por práticas de tortura na Comarca de Buritis,  no passado dia 18 de junho de 2014.

Segundo informação do Ministério Público de Rondônia, conforme a sentença, os policiais deveriam ter passado imediatamente a desenvolver funções internas, sendo afastados do serviço externo e tendo as armas recolhidas pelo Comando da Polícia Militar de Buritis (autos nº 0003343-69.2011.8.22.0021). Na mesma comarca, no mês anterior, outros policiais militares de Buritis já haviam sido condenados por crime de tortura à pena de 02 anos e 06 meses de reclusão em regime inicialmente fechado (autos nº 0000795-71.2011.8.22.0021).

Carro da fazenda emboscada

Segundo outras informações e fotografia divulgadas na região, dois trabalhadores da Fazenda Padre Cícero que estavam dentro de uma caminhonete Hilux na tarde do mesmo dia 29,  foram vítimas de uma emboscada e o veículo foi atingido por disparos de arma de fogo na porta do lado direito. Segundo a informação os trabalhadores tinham ido no local apenas “para olhar o gado da fazenda”.

A Ouvidoria Agrária tinha pedido medidas da polícia civil agrária no local

Os relatos de violência aconteceram dois dias depois do Ouvidor Agrário Nacional, Desembargador Gercino José da Silva Filho ter solicitado ao Delgado de Polícia Civil Agrário Vinícius Lucena Tavares Bastos, de Ariquemes, de “comparecer ao acampamento denominado Monte Verde, situado na fazenda Padre Cícero, lote 04, gleba 09, linha 40, no setor Santa Cruz, situada em Monte Negro, com a finalidade de adotar medidas para manter a convivência pacifica no local”, conforme compromisso assumido na reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência do em Porto Velho, na sede do Incra, no dia 22 de julho de 2014.

Homens e mulheres presos no mesmo acampamento não tinham armas.

Segundo as informações divulgadas por fontes próximas aos acampados divulgadas por NOTÍCIAS DA TERRA, onze homens e mulheres foram presos no mesmo acampamento em Monte Negro em 11 de julho de 2014 acusados injustamente de porte de armas. Eles relataram no local atuação de jagunços armados junto a polícia, agressões e maus tratos, desmentindo a existência de arsenal no local, que seria prova forjada para inculpar os mesmos. Em 16/7/14 foi solicitado habeas corpus de cinco homens e três mulheres que permaneciam presos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.