‘Feminismo e antirracismo’ são tema para artigos de revista científica

Textos referentes ao tema “Feminismo e antirracismo”podem ser inscritos até 30 de setembro. Arquivos sobre “Política e trabalho” estão com período maior, podendo ser enviados até 31/01/2015

SEPPIR – Estão abertas as inscrições para interessados(as) em submeter artigos na Revista Brasileira de Ciência Política. Com os temas “Feminismo e antirracismo” e “Política e trabalho”, as próximas edições da publicação também receberão trabalhos que abordem temáticas livres e resenhas. Os textos devem ser enviados em arquivo com extensão “.doc” ou “.docx” para o e-mail [email protected]. Acesse aqui a página da revista.

No que se refere ao “Feminismo e antirracismo”, o prazo para envio dos arquivos é até 30 de setembro de 2014. Neste item, a revista publicará estudos sobre abordagens e formas de ação política que confrontam as desigualdades e preconceitos de gênero e de raça, levando em consideração também seu efeito cruzado.

Acrescenta-se que é relevante para as discussões o modo como são compreendidos os impactos que a raça e o gênero têm na posição social dos indivíduos, nas formas de vulnerabilidade que os atingem e na atuação política, assim como o debate sobre políticas públicas que buscam combater essas desigualdades. O dossiê abrigará estudos teóricos sobre abordagens feministas e antirracistas, além de análises voltadas para a discussão dos movimentos sociais, com suas propostas, agenda e formas de atuação.

Quanto ao tema “Política e trabalho”, as inscrições dos textos podem ser feitas até 31 de janeiro de 2015. Nessa temática, serão abordadas algumas tradições de pensamento nas Ciências Sociais, entre elas, o trabalho visto como uma questão central para o entendimento das transformações ocorridas nas relações de poder, hierarquias, formas de ocupação do espaço, sociabilidade. Estudos teóricos e empíricos serão considerados.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.