Pai enfrenta violência policial em documentário premiado; assista

“Quando Eu Me Chamar Saudade” conta a história de um pai que não se conformou em ver seu filho, morto por policiais, ser tratado como criminoso. A verdade era outra

Por Jarid Arraes – Revista Fórum

Dois rapazes de 20 anos de idade foram assassinados por policiais militares em 1º de julho de 2012, na cidade de São Paulo. Nos registros oficiais, as vítimas foram retratadas como criminosos que resistiram à prisão e trocaram tiros com os policiais. Desconfiado da versão contada, o pai de um dos garotos protagonizou uma luta pela apuração dos verdadeiros fatos.

Esse é o enredo do documentário dirigido pelo jornalista Renan Xavier, que aborda e dá notoriedade a mais um caso de violência policial. O curta “Quando Eu Me Chamar Saudade” foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e recebeu premiação no Expocom Sudeste, concurso voltado para produções universitárias.

“Quando soubemos da história de Daniel Eustáquio, pai que conseguiu prender os 5 PMs acusados de matar seu filho, Cesar, ficamos muito comovidos. Entramos em contato com ele e propomos a produção de um documentário que narrasse sua história de luta”, explica Xavier. “O documentário tem o objetivo de conscientizar o público sobre os efeitos aterradores da violência policial, mas também pretende servir como fonte de inspiração e esperança para pessoas que enfrentaram dramas iguais”.

A obra foi disponibilizada pela equipe responsável e pode ser assistida acima.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.