Convite – Exposição Arquivos da Ditadura, Marcas da Memória da Comissão de Anistia

image001

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a UFRJ convidam para a Exposição “ARQUIVOS DA DITADURA“, que será realizada no Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241, Rio de Janeiro, de 5 de agosto a 21 de setembro, das 12 às 19 horas.

A exposição composta por instalações sonoras e fotografias de identificação policial de presos políticos, criada  a partir do filme “Retratos de identificação” (Anita Leandro, 2014) é fruto de parceira entre a UFRJ e a Comissão de Anistia, por meio do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, que tem por objeto o apoio às iniciativas de memorialização produzidas pela sociedade civil e que tem como objetivo agregar à poli?tica estatal de reparação um processo de reflexão e aprendizado coletivo, fomentando ações locais, regionais e nacionais que permitam a emergência de olhares plurais sobre o passado, conectando-os às nossas responsabilidades com as mazelas do presente e com as tarefas democráticas e de democratização ainda em curso.

Há fotos de  militantes da VAR-Palmares: Chael Charles Schreier, morto sob tortura nas dependências da Vila Militar/R.Janeiro, de Maria Auxiliadora Lara Barcelos (banida do país e refugiada na Alemanha, onde suicidou-se), e de Antônio Roberto Espinosa,;e depoimento de Reinaldo Guarany. Nas instalações sonoras Espinosa e Maria Auxiliadora contam como foi a tortura e morte de Chael.

image002

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.