PE – MST ocupa Prefeitura de Moreno

Foto: Reprodução/ WhatsApp
Foto: Reprodução/ WhatsApp

Diário de Pernambuco

Integrantes do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam, no início da manhã desta sexta-feira, a sede da Prefeitura de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR). No hall do prédio, os manifestantes aguardam a presença do prefeito Adilson Gomes Filho que, segundo os assessores, participa de uma reunião na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Imagens do local foram enviadas para o WhatsApp do Diario de Pernambuco.

Em maio passado, cerca de 350 famílias ocuparam dois engenhos no município: o Moreninho e o Moreno, pertencentes à Usina Auxiliadora.No mês de abril, os sem terra já haviam ocupado o Engenho Moreninho, mas foram despejados. Na época, a ocupação se deu junto a outras 10 realizadas no estado durante a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

As famílias voltaram a ocupar o Engenho Moreninho para pressionar o governo e acelerar a desapropriação para a Reforma Agrária. Segundo Severino Silva, da direção regional do MST, as usinas já não cumprem mais o papel da produção canavieira. “Há muito tempo essas usinas estão falidas. Queremos contrapor esse modelo de monocultivo de cana-de-açúcar com produção de alimentos saudáveis, ou seja, com a Reforma Agrária Popular”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.