III Encontro de Mulheres Ameríndias e Caribenhas: Moção de apoio ao povo indígena Tenharim

Foto reproduzida página do Facebook de Gleice Antonia de Oliveira
Foto reproduzida da página do Facebook de Gleice Antonia de Oliveira

As entidades e movimentos sociais reunidos no III Encontro de Mulheres Ameríndias e Caribenhas: Racismo Institucional, que se realizou em Manaus, no período de 23 a 25 de Julho de 2014, manifestam sua solidariedade e apoio à luta dos povos indígenas e mais especificamente à luta do povo Tenharim, da região de Humaitá, no sul do estado do Amazonas.

Recebemos a denúncia de que os direitos constitucionais dos Tenharim estão sendo brutalmente atacados. Assassinatos, invasão das terras indígenas, prisões arbitrárias, ausência de políticas públicas e defesa das comunidades, sucateamento dos órgãos responsáveis pela defesa dos direitos indígenas, dentre outras medidas, foram denunciadas em nosso Encontro.

Em um país cuja sociedade historicamente luta contra o autoritarismo, abuso de poder e repressão, não é aceitável que os governantes mantenham práticas de retrocesso sobre os direitos dos povos originários, para atender às pressões de grupos econômicos, e, ao mesmo tempo, intimidar cidadãos e servidores públicos que, no cumprimento de suas obrigações, denunciem essas injustiças e violações de direitos.

Manaus, 25 de Julho de 2014.

Enviada por Gleice Antonia de Oliveira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.