“Fomos enganados pela organização da SBPC”, diz líder indígena sobre hospedagem oferecida no evento

Foto reproduzida do site Acre 24h
Foto reproduzida do site Acre 24h

Luciana Tavares, da redação ac24horas

A precária condição de hospedagem dos índios convidados pela Universidade Federal do Acre para participar da SBPC Indígena é o mais puro reflexo do descaso. Ao contrário dos cientistas e pesquisadores hospedados nos hotéis da cidade, os indígenas dormem no Campus da Universidade em espaços improvisados pela organização do evento.

O líder indígena Raimundo Apurinã diz que os índios foram enganados pela coordenação da SBPC, que prometeu hospedá-los em hotéis.

“Tiraram a gente do nosso lugar para colocar a gente aqui nesse alojamento. Tem gente sem colchão, dormindo no chão”. Os índios também reclamam que a refeição diária, café, almoço e janta tem atraso de até duas, três horas. Ontem, por exemplo, o café foi servido às 10h da manhã e o almoço às 14h.

“A gente chegou aqui não tinha água e a comida atrasa toda vez. Ontem a gente foi tomar café era 10h da manhã e almoçamos duas horas da tarde. Nós fomos enganados”, disse Gersinho Apurinã.

Foram convidados para a SBPC Indígena, membros das etnias Kaxarari, de Rondônia; Apurinã, da Estrada de Boca do Acre, no Amazonas; e Huni Kui e Jaminawa, do Acre.

O coordenador da SBPC Indígena, Jacó César Piccoli, disse que não houve promessas de hospedagem aos índios em hotéis e disse que a alimentação é servida de forma regular. “Nós queríamos ter uma estrutura melhor para os índios, mas infelizmente não deu”, informou.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ana Patrícia Ferreira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.