Mais uma tentativa de fazer gracinha: “PEC proíbe desapropriação de terra produtiva para demarcação”

Latuff agronegócioNa justificativa, deputado critica atuação da Funai [e debocha da Constituição]

Globo Rural

A Câmara dos Deputados analisa uma proposta de emenda constitucional que proíbe a desapropriação de áreas produtivas para a demarcação de terras indígenas e quilombolas. A PEC 416 e de autoria do deputado Vilson Covatti, do PP do Rio Grande do Sul. Atualmente, a desapropriação é proibida apenas para a reforma agrária.

O texto altera o artigo 185 da Constituição. Na justificativa da proposta, o parlamentar critica a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai), a quem cabe a demarcação de terras indígenas. Segundo ele, a Funai atua de forma “desatrosa”, desrespeitando garantias fundamentais previstas pelo próprio texto constitucional.

“A definição dos limites das terras indígenas sofrem sérios questionamentos, visto que é fundamentada em critérios subjetivos, e, pior, tendenciosos e parciais”, argumenta o deputado, para quem “nada justifica” a demarcação de terras produtivas.

A proposta terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o texto. Depois, a PEC precisará ser aprovada em dois turnos no Plenário da Câmara.

Além desta proposta, a Câmata discute, em Comissão Especial, a PEC 215. O texto transfere para o Congresso Nacional a competência para definir a demarcação de áreas indígenas no país.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.