Seminário em Altamira irá debater qualidade da água de Belo Monte

Vista aérea do Sítio Belo Monte, em novembro de 2013 (Marcelo Salazar-ISA)
Vista aérea do Sítio Belo Monte, em novembro de 2013 (Marcelo Salazar-ISA)

ISA – Instituto Socioambiental

O I Seminário Água, saneamento e energia: Os impactos da usina de Belo Monte no Rio Xingu irá reunir nesta quinta-feira (25) especialistas e representantes da prefeitura de Altamira (PA) para debater os impactos na qualidade da água do Rio Xingu depois que a barragem da terceira maior hidrelétrica do mundo estiver concluída. Será no auditório do campus I da Universidade Federal do Pará (UFPA), que organiza o seminário e conta com o apoio do ISA.

Um dos pontos polêmicos que estão na pauta do evento diz respeito a possibilidade de o Ibama autorizar o enchimento do reservatório sem a garantia de que a qualidade da água do Rio Xingu será preservada.

Atualmente, todo o esgoto da cidade é despejado no rio e a conclusão do saneamento é uma exigência do Ibama para que a Norte Energia possa receber a licença de operação e iniciar o enchimento do lago reservatório. Com metade da usina concluída, o tratamento de 100% do esgoto na cidade de Altamira é uma condição para que o rio seja barrado. Porém, não há nenhuma garantia de que as ligações domiciliares das instalações da rede de água e esgoto da cidade será feita.

O desentendimento entre o consórcio Norte Energia, responsável pela construção da hidrelétrica, a prefeitura de Altamira e a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) coloca em dúvida o compromisso de manter a qualidade da água do reservatório do Xingu.

O evento é gratuito e aberto ao público. Durante a programação a população de Altamira terá a oportunidade de entender e questionar a metodologia de monitoramento da qualidade da água e suas implicações na pesca e saúde de quem vive na área impactada pela usina.

Confira a Programação:

Data: 25 de julho
Local: auditório do Campus I da UFPA em Altamira – Rua José Porfírio, nº 2515

Apresentação UFPA: 18:00 – 18:15

1. Norte Energia. Apresentação dos resultados mais recentes do programa de monitoramento da qualidade da água do Projeto Básico Ambiental (PBA).

18:00 – 18:15

2. Técnico Convidado. Prof. Dr. José Galizia Tundisi, Ecólogo – Instituto Internacional de Ecologia. Considerações sobre o programa de monitoramento da qualidade da água.

18:15 – 18:30

3. Prefeitura. Sr. Rainério Silva, Secretário de Planejamento. Apresentação sobre a operação do sistema de tratamento de esgoto e abastecimento de água.

18:30 – 18:45

4. Câmara de Vereadores. Relato da Tribuna Popular sobre Saneamento Básico realizada em 15 de maio de 2014.

18:45 – 19:00

5. Perguntas e debate. Moderadora: Professora Dra. Simone Pereira – Especialista em Química Analítica e Ambiental. Professora Associada da UFPA/Belém.

19:00 – 20:00

6. Encaminhamentos. 20:15

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.