Terra Quilombola do Bacabal (PA) é reconhecida pelo Incra

bacabal para

cpisp – A presidência do Incra publicou hoje portaria de reconhecimento da terra quilombola Bacabal, no município de Salvaterra, localizado na Ilha do Marajó, estado do Pará. Centro de muitos conflitos entre quilombos e grandes fazendeiros, a ilha do Marajó ainda não tinha nenhuma terra quilombola reconhecida pela presidência do Incra. Esta portaria é fundamental para os quilombolas da região, como ressalta Raimundo Hilário, Coordenador Regional da Malungu, região do Salgado:

“Isso para nós é muito importante porque é uma luta que vem de muito tempo. É uma resposta do governo federal, e a notícia caiu do céu, os quilombolas da região estão muito felizes. O mato de Bacabal estava sendo cortado por moto serras, e essa portaria é uma resposta à opressão e ao racismo que sofreram os quilombolas da região do Marajó, resposta para que esse povo possa sobreviver de sua terra, resposta aos grandes fazendeiros que oprimiram o povo quilombola do Marajó”

As 54 famílias que vivem na área de 515,5632 hectares reconhecida pelo Incra tem agora um importante instrumento na luta para exercerem suas atividades sem a intervenção de fazendeiros.

Clique aqui para acessar o texto completo da Portaria de Reconhecimento no Diário Oficial.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Carolina Bellinger.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.