Do progresso que mata e destrói, às ciências para o “Vivir Bien”: 23 a 25 de julho, no Acre

Do progresso que mata e destroi

 

No período de 22 a 27 de julho do corrente, a UFAC sediará a 66ª Reunião Anual da SBPC, cujo tema é:“Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. Uma vez mais, os clamores em prol do “desenvolvimento científico” e do “progresso” para solucionar os “problemas da\na Amazônia”, presidirão a pauta dos meios de comunicações dominantes.

Ademais de um cenário marcado pela intensiva instrumentalização do discurso científico –  para fins de legitimação das adaptações instituídas sob os cânones  da  “economia verde” – acelera-se a destruição em larga escala. O enorme desastre produzido pelas hidrelétricas no rio Madeira, aparece como um dos exemplos mais emblemáticos dos nexos entre Ciência, Capital e Estado nessa fase atual de espoliação também na Pan Amazônia.

Sob essa perspectiva, a realização desse Tributo simultaneamente à realização da 66ª Reunião Anual da SBPC, nos parece bastante oportuna para aprofundar essas reflexões. Pretende-se, ainda, para mais além de uma justa lembrança e homenagem as vitimas do “progresso”, chamar atenção para outras perspectivas emancipatórias, como aquelas identificadas com a filosofia do “Vivir Bien”. 

Programação:

Programação 2307

Programação 2407

 

Programação 2507

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.