Área de conflito indígena tem reforço policial da Força Nacional e PM na BA

Força Nacional em Buerarema, no sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Força Nacional em Buerarema, no sul da Bahia
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

Segundo SSP, tropas assumirão comando operacional, que era do Exército. Região de disputa de terra abrange municípios de Buerarema, Una e Ilhéus

Do G1 BA – A Força Nacional e a Polícia Militar reassumiram o comando das operações policiais nas áreas de conflito entre indígenas e produtores rurais, no sul da Bahia, nesta segunda-feira (14). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a decisão tomada após reunião do Governo do Estado e o Ministério da Justiça.

Em março, o Exército assumiu o policiamento nos municípios de Buerarema, Una e Ilhéus, após o pedido de aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), feito pelo governador Jaques Wagner ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo a SSP, as tropas deixarão a região em definitivo nesta segunda-feira. No entanto, a assessoria de comunicação do Exército informou que a saída ainda está sendo avaliada, e que terá uma posição até a terça-feira (15).

Segundo a SSP, após reassumir o comando das operações, a Força Nacional, que já disponibilizava um pelotão nas regiões de conflito, irá incorporar mais um grupamento de policiais e reforço logístico. Já o efetivo da PM conta com 130 militares, distribuídos em regime de plantão. Eles irão atuar principalmente na zona rural dos municípios.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.