Prisão de ativistas na véspera da final da Copa

lutar é direito -lutar não é crimeOrganizações de direitos humanos denunciaram no início da tarde deste sábado (12), a prisão de dezenas de ativistas no Rio de Janeiro. De acordo com a ONG Justiça Global, as prisões têm “propósito único de neutralizar, reprimir e amedrontar aqueles e aquelas que tem feito da presença na rua uma das suas formas de expressão e luta por justiça social”. A operação repressiva acontece na véspera da final da Copa do Mundo que será no estádio do Maracanã, no domingo (13/7). Em torno de 60 sessenta mandados de prisão temporária foram expedidos e já está em 20 o número de presos na ação de repressão do Estado contra a população.

Rede Democrática

NOTA CONJUNTA DA ONG JUSTIÇA GLOBAL E DA ANISTIA INTERNACIONAL SOBRE PRISÕES DOS ATIVISTAS

Estado realiza prisões para reprimir população no Rio, na véspera da final da Copa

“Na manhã de hoje, 12 de julho de 2014, em torno de 60 sessenta mandados de prisão temporária, impondo cinco dias de detenção, estão sendo cumpridos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro contra manifestantes e participantes dos protestos do último ano. Os mandados foram expedidos desde quinta-feira e cumpridos neste sábado, dia anterior a final da Copa do Mundo, para quando há um grande ato de rua marcado.

Detidos e detidas, incluindo duas mães, estão sendo encaminhados para a “Cidade da Polícia”. Chegando na caçamba de camburões e sendo retirados sob a mira de fuzis.

Sua transferência para o Complexo Penitenciário de Bangu pode se dar ainda hoje. Dia no qual Defensoria Pública, Legislativo e outros órgãos do Estado que poderiam atuar contra esta arbitrariedade estão em regime de plantão, dificultando sua atuação. Fatos que, somados ao curto prazo de prisão, evidenciam o propósito único de neutralizar, reprimir e amedrontar aqueles e aquelas que tem feito da presença na rua uma das suas formas de expressão e luta por justiça social”.

Fontes: Justiça Global e ANCOP

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Modeiros Silva

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.