Site ruralista criou mapa e nova categoria para a Antropologia: “Índios Populares em etnia”

 

QI Tenharim

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

A página ruralista Questão Indígena criou um “mapa do conflito” para ser construído com a colaboração dos seus leitores. Para isso eles utilizam o Google Maps, e os campos a serem preenchidos são (1) “qual a natureza do problema; (2) em qual estado está o problema; (3) em qual município está o problema; (4) coordenada geográfica; (5) descreva o problema de forma sucinta; e (6) quantos produtores rurais serão (ou foram) afetados”.

Disponibilizado na internet em abril de 2013, segundo consta na página do Google, o chamado Mapa da Questão Indígena reúne apenas cerca de 60 “problemas”, sendo que alguns – como o de Luciara –  repetidos na listagem. O de Sidrolândia – referente à Terra Indígena Buriti – tem descrição curiosa, além de falsa: “Índios invadiram 5 fazendas, entre elas a fazenda Buriti, foi dada reintegração de posse para o proprietário Sr. Ricardo Bacha, porém ao invés de cumprir a lei, prenderam o proprietário e sua esposa, um homem de 70 anos” (ver abaixo). Como o ícone é vermelho, cor que indica ser uma contribuição de alguém que acompanha a página, segundo a explicação inicial, talvez  por isso tenha havido menos preocupação com a exatidão… 

A questão é que os dois exemplos seguintes têm ambos ícones azuis, mostrando serem de responsabilidade do site. “Pontes e Lacerda” tem relato interessante: “Funai tentan [sic] criar uma Terra Indígena para brancos descendentes de urugaios [sic] conhecidos como Chiquitanos. Os próprios Chiquitanos afirmam que não são índios, mas a Funai diz que são e pretente [sic] criar para eles um [sic] Terra Indígena sobre áreas produtivas no Mato Grosso”. Mas essencial, principalmente para a turma da Antropologia, é a nova categoria registrada acima, no caso referente a Humaitá: a dos “Índios Populares em etnia”. Certo que esse não é o meu campo, mas juro jamais ter ouvido falar nessa classificação, talvez cientificamente revolucionária.

Mapa QI - Sidrolândia

 

 

QI Chiquitanos

 

 Formulário para preenchimento do mapa anti-indígena:

***

 

 

QI - preencher dados mapa

 

Fonte: http://www.questaoindigena.org/p/mapa-do-conflito.html

Dica enviada para Combate Racismo Ambiental por Diogo Rocha.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.