Migração e África: sobre a necessidade urgente de pensar além do Estado-nação

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Potências europeias impuseram o Estado-nação em África através do colonialismo. Mas mesmo depois de independências africanas, os discursos dominantes e políticas governamentais têm ampliado a idéia de que o sedentarismo eo Estado são o único modo aceitável de modernidade. Migração é retratado como uma ameaça para as sociedades onde os migrantes desejam se estabelecer

Por Marco Zoppi, em Pambazuka

Muitas questões contemporâneas que afligem a África – a minha mente vai para perseguições políticas, a falta de oportunidades econômicas e os chamados conflitos étnicos – derivam de um grande obstáculo analítico que está a limitar seriamente a nossa capacidade de elaborar soluções adequadas: a sanção do Estado-nação como o primeiro e principal instrumento para regular a esfera sócio-política. Esta condição, embora recuperável em muitos casos, de decisão política ou pesquisa acadêmica em todo o mundo, atinge suas conseqüências mais estranhas lá onde o próprio Estado foi introduzido como uma novidade; tal é o caso da África, o que era uma terra de comunidades descentralizadas ou, em outros casos, até mesmo de grandes impérios, mas que nunca foi um espaço composto por nações etnicamente definidos delimitados por fronteiras precisas antes de colonialismo. Neste artigo, eu estou argumentando que precisamos historicizar as questões atuais xenófobos, de forma a entender que eles não estão necessariamente ligados ao aumento da circulação de pessoas através das fronteiras, mas sim a forma como esses fluxos estão sendo vistos pelo nacionalista estatal elites. 

ESTADO-NAÇÃO E ÁFRICA

Durante o século XIX, o advento do Estado-nação na Europa foi favorecido pela dinâmica intrincados e simultâneos, que, entre outros, incluídas a difusão da economia capitalista, os fenómenos de urbanização, a melhorar de meios de transporte, o aumento da competição política ea crescente crise do império: em reação a esses eventos, novas formas de organização política e competição econômica teve que ser negociado na sociedade em mudança. Isto é, quando o paradigma nacionalista surgiram, na tentativa de conceder espaços políticos, bem como privilégios apenas para as pessoas concretas, excluindo muitos outros agora chamado de “minorias”. A fim de preservar estes espaços, o movimento de pessoas de um país para o outro tornou-se mais difícil, através de controlos nas fronteiras estritas, bem como “a invenção de passaportes” no decorrer do século XX [1]. Sob a influência de elites nacionalistas, os imigrantes eram vistos com desconfiança por populações nacionais. Além disso, a terrível experiência de duas guerras reforçou a normatividade da ideologia da nação no que diz respeito às fronteiras, cidadania e soberania.

A difusão da nação-estado em África teve lugar na ausência de muitas das circunstâncias acima mencionadas, nos dizendo algo sobre a natureza artificial das implicações que isso implicou para o continente. No curso de milênios anteriores, a África teve diferentes trajetórias em termos de organização política, modos de produção econômica e interpretação filosófica da comunidade. Sabe-se, por exemplo, que em vários estados africanos (por exemplo, Chade, Níger e Somália) vida nômade ainda é uma forma relevante de assegurar o sustento do agregado familiar [2]. Da mesma forma, a prevalência de estilos de vida comunitários na África pré-colonial marcou uma diferença marcante entre os elementos individualistas constituintes das sociedades europeias. Além disso, sempre e quando o poder político foi organizado na forma de impérios na África [3], multi-etnia era um ingrediente essencial para favorecer as relações econômicas entre lugares localizados em longa distância um do outro [4]. Assim, quando as potências europeias impuseram o Estado-nação através do esforço colonial, eles criaram em primeiro lugar, e deixou para trás, em seguida, saltou territórios que afetam as comunidades locais de diferentes maneiras, incluindo a definição do status social dos migrantes. Sabemos claramente que não havia uma metodologia científica para estabelecer fronteiras, seja política ou antropológica; nem as instituições locais foram levados em conta, enquanto os princípios do poder europeu, foram transferidos e impôs sobre a África, se não para assegurar maiores benefícios para os colonizadores. A criação de estados foi principalmente destinado a dar fim à expansão dos poderes europeus no continente, impedindo, assim, o surgimento de conflitos entre eles. Infelizmente, as disciplinas acadêmicas em todo o mundo também desempenhou um papel na promoção da supremacia do paradigma do Estado-nação-sociedade sobre formas alternativas de organização política, que foram definidos em vez de “primitivo” [5]. Mesmo depois de independências africanas, oportunismo, bem como processos de imitação entre as elites africanas veio reforçar em muito dos discursos dominantes e políticas governamentais a suposição de que o sedentarismo eo estado fosse o único modo aceitável de modernidade. Estas considerações históricas são mencionados aqui para lançar luz sobre o fato de que a migração veio sob uma classificação construtiva que tem principalmente retratado-lo como uma ameaça para as sociedades onde os migrantes em questão queriam resolver, ou tiveram de se mover por causa de guerras. O reino de estudos de migração / policies / análise implica então uma história de exclusão de pessoas. Europa passou por ele desde o início do século XX, em detrimento de imigrantes africanos, mas também, antes da criação do espaço Schengen, em detrimento dos próprios europeus.

África está experimentando uma tendência muito semelhante: o tratamento reservado pelas autoridades para os zimbabuanos na África do Sul, ou os somalis no Quênia é um exemplo disso. No último caso, especialmente, o rumo dos acontecimentos recentes está mostrando uma nacionalização alarmante dos discursos dominantes, em termos de integridade nacional a ser preservado, de um lado; por outro, os somalis que vivem no Quênia sentiu a intervenção de autoridades quenianas como uma sabotagem econômica destinada a minar a comunidade empresarial Somália lá [6]. A questão fundamental que é originária a maior parte deste resultado dire reside no trabalho da ideologia nacional na formação de novos espaços políticos da concorrência e da exclusão. Após a herança das fronteiras coloniais, que produziu três décadas de confrontos territoriais sangrentas, os governos parecem estar agora a tentar re-alinhar as suas políticas ao longo dessas fronteiras inventadas, com o escopo de nacionalizar a população e regulando o acesso ao espaço político de acordo com o critério nacional. A realização deste projeto estatizante provavelmente representaria o ponto mais distante já alcançado a partir dessa união continental previsto mesmo antes da onda de descolonização dos anos 1960. Além disso, o processo de exclusão de todo segmento da população está em risco elevado de instigar respostas violentas dentro da sociedade dos excluídos.

RECUPERAR A ESSÊNCIA DA MIGRAÇÃO: Por que não a África?

O desenvolvimento recente da academia parece ter bem estabelecido que a migração é um fenômeno típico da história da humanidade: nem bom nem mau, mas típico, porque muitos grupos têm rotineiramente movidos de um lugar para outro ao longo do tempo. O Estado-nação, que é hoje a forma predominante de governo do mundo, tentou historicamente para controlar e limitar os movimentos de pessoas, através da invenção de fronteiras, passaportes, cidadania e dá outras providências. Tudo isso aconteceu no último par de séculos, durante os quais milênios dos fenómenos migratórios humanos, bem como séculos de conexões transnacionais foram em vez escondido, desanimado ou negada, a fim de deixar o ‘borderification’ do mundo emergir como a norma eo natural. Portanto, vivemos hoje sob a “tirania da exceção” em termos de como a migração é vista e definida. Desde o início da década de 1990, o paradigma transnacional surgiu em ciências sociais para explicar fenômenos como alternativa atual; que era um desenvolvimento um pouco tarde, porque a maior parte dos estudos anteriores têm sido limitados pela persistência (consciente ou inconsciente) do Estado-nação como unidade primária de análise: a tendência reducionista rotulado como “nacionalismo metodológico” por alguns estudiosos [7] . Teorias do transnacionalismo, logo seguidos por aqueles cosmopolitas, recuperou a idéia de um mundo feito de conexões transnacionais entre as pessoas, como ele apareceu depois do fim da Guerra Fria. O foco de análise deslocou-se para o povo: mudar-se para novos lugares, ainda presos aos seus respectivos países de origem por relações densas. Eventualmente, muitos migrantes pudessem se espelhar nestes estudos, em vez de definições do governo, em que variou de supostas ameaças à identidade nacional, à identificação com o terrorismo e, portanto, a questões de segurança nacional. O que é mais interessante, a migração foi revelado como uma característica “natural” da vida humana, nem mesmo novo, enquanto que o papel do Estado-nação na era globalizada tornou-se então o único a ser questionada [8]. Necessariamente, eu argumento, África intensifica como o local mais natural para falar sobre transnacionalismo e espírito transnacional, em virtude da sua história; África é o lugar certo para recuperar a noção de interdependência na história mundial.

POR QUE É URGENTE?

Eu disse no título que pensar além da caixa nacional é uma necessidade urgente. Por que esse é o caso? Defendo que a urgência é ditada por contingências históricas. Como se costuma dizer, a África está enredado em um processo de negociação entre os seus valores tradicionais e os externos: mais de vinte anos atrás, Mudimbe se refere a ele com estas palavras [9]: “um sistema de dicotomização surgiu (…): tradicional vs moderna; oral versus escrito e impresso; comunidades agrárias e tradicionais contra a civilização urbana e industrializada; economias de subsistência contra economias altamente produtivas “. Em tempos mais recentes, esta dicotomia ampliou no mesmo ritmo da expansão do Estado-nação na África, para incluir novos campos de contestação política. De acordo com alguns estudiosos do transnacionalismo, argumento que há agora também uma tensão entre as regras democráticas e do capitalismo de ser tidos em conta [10]. No Ocidente, afirma-se que essa tensão levou à desigualdade e à consequente criação de políticas sociais destinadas a combatê-la: no entanto, a prestação de assistência social em diferentes níveis surgiu regulada pelos princípios da cidadania social, o que significa que apenas os cidadãos nacionais de novo, pode ter acesso a ele.

Que implicações para a África? A questão da migração ea exclusão de pessoas de fora são de maior importância: vários Estados africanos, talvez aqueles com a apparata burocrático mais eficiente, estão se movendo para o dilema da cidadania social, e são, possivelmente, elaborar soluções usando categorizações nacionais. Colocá-lo em breve, os estados africanos estão imitando mais uma vez o Ocidente: é esta uma estratégia adequada? Os governos ocidentais, como se sabe, olhe para diásporas com suspecion; eles aceitam inclusão dos migrantes apenas sob regras específicas e, muitas vezes rígidas, enquanto eles estão cada vez mais atrás de barricadas de suas fronteiras. Defendo, então, que é hora de refletir sobre como os governos Africano está indo para lidar com o fenômeno de migração interna e da diáspora. Qual é o futuro do estado Africano? – Vamos também pedir. No fundo ‘global’, assistimos o surgimento de análises transnacionais; a elaboração de políticas transnacionais; a inclusão de ‘diáspora’ na elaboração de políticas de alguns governos; a criação de mais e mais organizações internacionais. Parece haver uma encruzilhada que nos obriga a perguntar se o critério nacional que vai regulamentar o acesso aos espaços nacionais definidas de competição por recursos. Neste caso, seria de esperar uma perpetuação da dinâmica social exclusivos, e também podemos prever que qualquer tipo de pergunta cidadania social seria articulado em termos nacionalistas. Este último processo reforça a produção de desigualdade social, impedindo que o migrante de encontrar um espaço igual na sociedade. Quando isso acontece, os migrantes tendem a se tornar alvo de políticas repressivas ou de controle dos governos: é o círculo artificial que os estados africanos estão entrando. Como alternativa, o reconhecimento das conexões transnacionais prevalentes que ligam o mundo de hoje seria o primeiro passo na direção de aliviar criações ficcionais do país em relação aos controles de fronteira, os direitos de cidadania, políticas de migração e assim por diante. Da mesma forma, para pensar analiticamente além do estado significa dar legitimidade de volta para um número de instituições locais, bem como as práticas que são agora consideradas “informais”, simplesmente porque eles estão fora do quadro da nação de ações políticas: no corpus de normas tradicionais ao longo África, é claro, também existem disposições específicas que regulam a relação da comunidade com pessoas de fora. Este é também um desenvolvimento de ser considerados na análise dos fenómenos de migração.

PRESTAÇÃO e bem estar dos migrantes

O ponto principal deste artigo é que a ideologia nacional tem consequências em matéria de migração, devemos ter em conta: a queixar-se a exclusão política ou perseguição de grupos específicos é a culpa do Estado-nação e da forma como ele funciona. Diásporas, ou minorias, como uma categoria são de tal apenas quando há um núcleo de nacionalizar contra-equilíbrio que promove ideias de inclusão e exclusão da sociedade. Como resultado, o ideal pan-africanista é ainda hoje substancialmente confrontado pela herança colonial. Mais uma vez, vou me referir à história do Estado-nação na tentativa de explicar a tendência institucional potencial de alguns países africanos. Estados de bem-estar são caracterizados pela prestação de assistência social a certos segmentos da população; é claro, não é o total da população que pode ter acesso a esses serviços, mas geralmente só as pessoas com direito direitos de cidadania. Na Europa, o berço das nações, os sistemas de bem-estar baseados em direito só surgiu depois da Segunda Guerra Mundial: foi dito no fato de que “a história da assistência social é uma história de crescente institucionalização” [11]. Em outras palavras, o estado de bem-estar só pode surgir na fase avançada de construção da nação; ela só pode ser estabelecida quando há tanto a solidariedade instituição-cidadão vertical e uma horizontal solidariedade de cidadão para cidadão. Inevitavelmente, muitas pessoas não será concedido o direito de entrada para o programa de assistência social, e que iria acentuar as desigualdades, bem como a identificação ideológica dos migrantes e membros da diáspora, os “outros”, com a fonte de problemas da sociedade (falta de segurança , o terrorismo e assim por diante), como consequência da falta de solidariedade. Na África, a Organização Internacional do Trabalho sublinhou um aumento da despesa pública nos últimos 15 anos, o que traz preocupações para o futuro dos estados de bem-estar na elaboração [12]. Nos casos de África do Sul e Quênia, agora no centro das atenções, a questão da solidariedade nacional e da despesa pública está se tornando significativo, com um caráter e de ebulição notáveis tensões violentas dentro da sociedade.

Pessoas como o FOCUS

O fortalecimento da política e policiamento social por trás do argumento da solidariedade nacional traz conseqüências extremamente relevantes. Por um lado, promove internamente a prática de diferenciar entre os que pertencem à nação e aqueles que não o fazem; por outro, é responsável por intervenção externa do Estado no controlo da migração. Mesmo o patrulhamento do mar Mediterrâneo pela União Europeia é o resultado da crescente pressão sobre a segurança, bem como a invasão proclamada por ‘Outros’. A reorganização da política africana em torno da noção de solidariedade nacional, em um continente historicamente composto por sistemas políticos altamente descentralizadas, gera apenas filiações fictícias: uma vez que a experiência colonial, houve uma heteromorfismo substancial entre as instituições ea sociedade. Nessas bases, qualquer reivindicação nacionalista é provável que acabe por ser monopolizada por um grupo específico em detrimento dos outros, criando uma onda renovada de disputa por recursos do Estado. Neste jogo político sangrenta, os migrantes são a parte mais vulnerável da sociedade, vítimas de estratégias de bode expiatório em nome de, mais uma vez, os cálculos políticos. A solução para aliviar essas pressões no tempo antes de chegar ao ponto de ebulição é a utilização do espaço político disponível para questionar e desafiar o papel do Estado-nação em África. À luz das teorias transnacionalismo, muitos estudiosos estão se movendo a atenção de volta para as pessoas, para os migrantes, visto como a principal unidade de análise da contemporaneidade. Em seguida, leva os próprios migrantes para estar ciente de seu potencial como catalisador de mudança, e agir de acordo dentro do espaço político (transnacional) eles podem acessar: dos governos nacionais na pátria, às instituições, na terra de acolhimento, as organizações internacionais, associações de migrantes e assim por diante. No entanto, mesmo aqueles cidadãos nacionais persuadidos pelo ideal Pan-Africano, ou ambientes de novo acadêmico, actuará a partir de sua posição privilegiada na sociedade para levantar créditos similares. Os objetivos comuns devem partes são aqueles de rejeitar a normatividade da nação, bem como mitigar a legislação ficcional que criou. Através do desmantelamento da associação ideológica entre solidariedade e populações nacionais, aqueles que agora são classificados como os migrantes podem encontrar espaço legítimo de participar na sociedade, e daqui há também seria moída para reduzir a desigualdade artificial criado ao longo do tempo. África e os africanos na diáspora pode liderar o caminho dessa abordagem transnacional e cosmopolita, à governação, e muitos outros migrantes em todo o mundo poderiam ser libertados da “gaiola nacional”.

* Marco Zoppi é membro PhD em Histórias e Dinâmica da Globalização da Universidade de Roskilde, na Dinamarca. Ele está atualmente pesquisando sobre a diáspora somali na Escandinávia. Ele possui um mestrado em Estudos Africanos perseguido na Universidade de Copenhague. Seus interesses pessoais incluem geopolítica, história da África e colonialismo. Ele pode ser contatado em: [email protected]

NOTAS:

[1] Torpey, John (2000). A invenção do passaporte: Vigilância, Cidadania e Estado. Cambridge: Cambridge University Press

[2] Os dados podem ser encontrados, por exemplo, no site do CIA World Factbook: http://tinyurl.com/6jb5t8p

[3] Alguns exemplos de impérios pré-coloniais africanos: Mali; Songhai; Ashanti; Lunda

[4] Cf.. Cooper, Frederick (2014). África no Mundo: Capitalismo, Império, Estado-Nação. Harvard: Harvard University Press

[5] Cf.. Sachsenmaier, D. (2011). Perspectivas Globais sobre Teorias história global e Abordagens em um mundo conectado. New York: Cambridge University Press e Kuper, A. (1988). A invenção da sociedade primitiva. New York: Routledge

[6] Ver: http://tinyurl.com/qed9uly

[7] Ver, por exemplo: Wimmer, A. e N. Glick Schiller (2003). “Nacionalismo metodológico, as Ciências Sociais, o estudo da migração: um ensaio histórico em Epistemologia”.Migração International Review 37 (3): 576-610

[8] Foner, N. (1997). O que há de novo sobre transnacionalismo: Imigrantes de Nova York hoje e na Virada do Século. Diaspora: A Revista de Estudos Transnacionais, 6 (3), 355-375

[9] Mudimbe, VY (1988). A invenção da África. Indiana University Press, p. 17

[10] Ver Faist, T. (2009). “A questão social transnacional”. Internacional de Sociologia, 24 (1), 7-35

[11] Leisering, L. e Barrientos, A. (2013). “A cidadania social para os pobres do mundo? A disseminação mundial da assistência social “. Jornal Internacional de Assistência Social, 22, p. 55

[12] Organização Internacional do Trabalho (2014). World Report da Protecção Social 2014/15. Genebra: Organização Internacional do Trabalho

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