Buraco de Rato: Mídia Ninja lança documentário sobre crimes de empresa mineradora

O documentário Buraco do Rato revela o esquema de espionagem da Vale S.A, uma das empresas mineradoras que vem causando danos ambientais irreversíveis na Bacia do Rio São Francisco. Esse filme está sendo produzido pelo coletivo Mídia Ninja em parceria com o Comitê Nacional em defesa dos territórios frente à mineração, e será lançado na segunda quinzena de julho.

Articulação Popular São Francisco Vivo

Em maio de 2013. André Almeida, ex-funcionário da Vale e ex-agente das Forças Armadas brasileiras, denuncia a empresa por crimes de espionagem de governos, jornalistas, funcionários, terceirizados e líderes de movimentos sociais. Alega que a empresa mantêm espiões infiltrados nos principais movimentos de resistência do país: Rede Justiça nos Trilhos e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Fraudes, crimes contra a pessoa, denuncias de trabalho escravo, crimes contra patrimônio público, compra de licenças ambientais também fazem parte do pacote de denúncias entregue ao Ministério Público.

O Mídia Ninja visitou quatro estados onde a Vale S. A. opera, entrevistou lideranças perseguidas e ameaçadas pela empresa. Tudo isso para revelar o desrespeito e os crimes cometidos pela empresa contra as populações.

Mais que uma denúncia, o documentário é um alerta para outros países onde a empresa têm se instalado. Hoje a Vale S.A está em 30 países dos 5 continentes, levando suas práticas de espionagem para todo o mundo. No Brasil, o denunciante entregou documentos ao Ministério Público, que demonstram que ela contratava uma empresa que infiltrava pessoas nos movimentos sociais, fazia escutas, espionagem, perseguição e custava aos seus cofres da corporação cerca de R$ 500 mil mensais.

Serviço:

Lançamento do documentário: Segunda quinzena de julho/2014.
Na página do Ninja/Oximity: www.midianinja.org.br.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.