Projeto Cruviana na TI Raposa Serra do Sol: energia sustentável que fortalece a autonomia dos povos indígenas de Roraima

Mapa de identificação do potencial de ventos na TI Raposa Serra do Sol, período de 12 meses.(ISA)
Mapa de identificação do potencial de ventos na TI Raposa Serra do Sol, período de 12 meses.(ISA)

CIR – Após um longo processo de informações, consultas e definições, desde 2010, junto aos povos indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o Projeto Cruviana, apresentado durante a 39ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima começa a dar respostas positivas às expectativas das lideranças indígenas que acreditam no potencial energético de suas regiões e, sobretudo, na alternativa de geração de energia elétrica de forma sustentável, destinada a beneficiar as famílias, oriundas daquela rica Terra, rica em valores tradicionais, biodiversidade única e morada de diversos povos indígenas.

Os resultados positivos vem sendo apresentados em atividades do projeto, conforme cronograma planejado com as comunidades indígenas, entre as quais, o II Seminário de Energia Alternativa da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, realizado em maio deste ano. Durante o evento os resultados dos estudos do potencial do vento e do sol foram apresentados as lideranças. Um resultado que foi significativo para as lideranças indígenas, definitivamente, aprovarem a instalação do projeto na terra indígena Raposa Serra do Sol. Esse, que vai gerar não só energia elétrica, mas fortalecer a autonomia dos povos indígenas de Roraima.

Confira,abaixo, os resultados no conteúdo elaborado, durante o seminário e aprovado pelas lideranças indígenas da Raposa Serra do Sol para publicação. Além das informações na matéria publicada no site da Folha de São Paulo, coluna “Brasil que dá certo”, assinada pelo jornalista Leão Serva, disponível AQUI.

Lideranças da Raposa Serra do Sol aprovam a instalação da geração de energia elétrica usando a força do vento e do sol.

Nos dias 10 e 11 de maio de 2014 foi realizado o “II Seminário de Energias Alternativas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol”, na comunidade Maturuca, Região das Serras. Durante o evento foi apresentado o resultado do estudo do potencial do vento e do sol para a geração de energia elétrica para o consumo das famílias e para as atividades produtivas das comunidades.

Os resultados foram obtidos após 12 meses de estudo, utilizando 3 torres meteorológicas instaladas nas comunidades Maturuca, Tamanduá e Pedra Branca. De acordo com os resultados, foi comprovado que existe vento forte e constante na região, com potencial para geração de energia, conforme demonstrado no gráfico abaixo. Da mesma forma, o estudo comprovou que existe grande potencial para geração de energia solar, semelhante ao observado nas regiões mais ensolaradas do nordeste brasileiro.

Após a apresentação dos resultados, os tuxauas (caciques) e coordenadores do Conselho Indígena de Roraima (CIR) deliberaram a favor da instalação de sistemas de geração alternativa usando a força do vento e o sol nas 3 comunidades avaliadas. Agora o próximo passo é a busca de parceiros e financiadores para a instalação dos sistemas de geração de energia.

O estudo foi realizado dentro dos objetivos do Projeto Cruviana, para estudo das energias alternativas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol – Região das Serras. O projeto Cruviana é uma parceria entre o Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Instituto Socioambiental (ISA) e o Núcleo de Energias Alternativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), firmada em 2012 e publicado no Diário Oficial da União Nº 225, seção 3, p.43, de 22/11/2012.

Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Roraima, em 11 de maio de 2014.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.