Comunidades denunciam ao mundo remoções feitas para a Copa

920318-comunidades removidas_protesto_8869Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil

Representantes de várias comunidades do Rio de Janeiro se uniram ontem (23) pela manhã em um protesto na Praia de Copacabana, na altura da Rua República do Peru, para denunciar “as injustiças nacionais relacionadas à questão da moradia, entre as quais o déficit habitacional e as políticas habitacionais nas três esferas de governo”, disse à Agência Brasil Fábio Dutra, da Associação de Moradores e Amigos do Horto (Amahor).

Segundo ele, a ação se insere no movimento nacional de luta pela moradia. “Não é um  movimento focado em uma representação institucional”, observou. Foram colocadas na areia da praia mais de 100 cruzes,  com nomes de várias comunidades carentes, que representam as remoções feitas na capital fluminense, a maioria motivada pelos megaeventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, cujos acordos internacionais  previam obras de infraestrutura de transporte, disse Dutra.

O objetivo, salientou, é aproveitar a cobertura da mídia para a Copa, sobretudo a internacional, particularmente hoje, quando haverá o jogo entre  Brasil e Camarões, para “mostrar  um pouco da realidade que está ocorrendo no Brasil, para mostrar essas remoções que na grande mídia nunca vão aparecer”. 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.