Hoje, 11 de junho, Vigília em prol da criação da RDS Nascentes Geraizeiras

Greve de fome e de sede

Conforme deliberado durante o VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, no dia 11 de junho, em cada um dos municípios, vamos fazer uma vigília com o objetivo de socializar com a sociedade, com as comunidades onde vivemos, a manifestação realizada pelo Movimento Geraizeiro em Brasília, DF.

Nessa manifestação, que contou com a participação de 120 lideranças de comunidades tradicionais do Semiárido Mineiro, além de representantes do Quilombo de Brejo dos Crioulos e do Povo Xakriabá, fizemos uma GREVE DE SEDE E DE FOME em frente ao Palácio do Planalto, entre os dias 04 a 05 de junho. Fomos recebidos pelo Ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência e pela Ministra Izabela Teixeira, do Ministério do Meio Ambiente e também pelo Roberto Ricardo Vizentin, Presidente do ICMBio. Queríamos que, no dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, fosse decretada a criação da RDS.

Tivemos uma primeira vitória pois, não havendo pendências, o Governo firmou o compromisso, mediado pela 6a Câmara da Procuradoria Federal, de encaminhar até 4a Feira, dia 11 de junho, o processo de criação da RDS até a Casa Civil. Para, em seguida, ser promulgado pela presidenta Dilma Roussef.

Por essa razão, decidimos por manter uma comissão em Brasília que está acompanhando diariamente os desdobramentos deste processo. Esta comissão, composta pela liderança geraizeira Lucia Agostinho, além dos colaboradores Igor Chaves, Claudia Luz, Damiana Campos, Patrícia Bustamante, apoiados pelo CONSEA e pela Procuradoria Federal, está percorrendo o MMA, o Congresso Nacional, além de órgãos públicos e entidades do movimento social firmando compromissos com a causa. Lembramos que tivemos um grande apoio de organizações, movimentos sociais, pastorais, professores, pesquisadores, estudantes, técnicos que trabalham nos órgãos públicos, da mídia, de cidadãos e cidadãs que foram até o nosso acampamento levar solidariedade às 16 pessoas que ficaram em Greve de Sede e de Fome por quase 36 horas.

É com o intuito de ampliar esta rede de solidariedade, de dizer aos governos de nossos municípios, do Estado de Minas Gerais e da União que nós dependemos das nossas nascentes para continuar vivendo, que os cerrados sejam preservados com as nossas práticas tradicionais de uso para que nossas águas não acabem, para que possamos continuar protegendo e mantendo o nosso sustento, com a coleta do pequi e de tantos outros frutos do cerrado. A Criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes dos Gerais é a nossa reivindicação que expressa a frente de nossa luta.

Vamos todos hoje, 11 de junho, para as praças, para as sedes das prefeituras, para a frente dos órgãos públicos fazer a VIGILIA COBRANDO A IMEDIATA CRIAÇÃO DA RDS.

  • Movimento Geraizeiro
  • Articulação Rosalino de Povos e Comunidades Tradicionais
  • Observatório de Monitoramento da Criação da RDS NASCENTES GERAIZEIRAS

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.