FOIRN denuncia incêndio na Wariró – Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro

10390193_660825540665015_2349828394523684956_n

A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro/FOIRN informa com grande tristeza que ocorreu um incêndio na Wariró – Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro, na madrugada de 09 de junho de 2014.

Esperamos que as investigações apontem o motivo que provocou o fogo e a perda de anos de investimento do movimento indígena de criar o centro de comercialização dos povos indígenas no rio Negro, que promovia geração de renda para as famílias indígenas e a valorização (preservando e incentivando) de práticas ancestrais dos produtos rionegrinos.Wariró comercializa artigos com valor agregado, feitos de forma tradicional a partir de matérias-primas retiradas e processadas de maneira sustentável – respeitando a capacidade de composição da natureza – como bolsas de fibra de tucum, cerâmica tukano, cestos yanomami, pimenta em pó, farinha de tapioca, pupunha, mandioca e artesanatos de várias etnias.

Os produtos tradicionais sempre dividiram as prateleiras da Wariró com livros, vídeos e CD’s com músicas sobre os mitos e as histórias dos povos do rio Negro.

As lideranças da FOIRN, apesar da tristeza, não vão desistir, e contamos com o apoio dos parceiros, amigos e simpatizantes para reconstruir a WARIRÓ – CASA DE PRODUTOS INDÍGENAS DO RIO NEGRO.

Colabore com a nossa luta, por um comércio justo aos produtos indígenas do rio Negro. Deposite qualquer valor no Banco do Brasil – Agência 1136-3; Conta Poupança: 17.563-3

Contamos com o seu apoio e agradecemos a colaboração (envie seu comprovante de depósito ou transferência para nós: [email protected]).

Atenciosamente,

Diretores da FOIRN

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Janete Melo.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.