Indígenas são atendidos debaixo de lonas em Oriximiná, PA

Alguns indígenas ficam mais de cinco dias debaixo de alojamentos improvisados (Foto: Márcio Garcia/Arquivo Pessoal)
Alguns indígenas ficam mais de cinco dias debaixo de alojamentos improvisados
(Foto: Márcio Garcia/Arquivo Pessoal)

Casa de Saúde Indígena (Casai) está superlotada. Ministério da Saúde diz que projeto de nova Casai está em elaboração.

Do G1 Santarém

Índios do município de Oriximiná, no oeste do Pará, estão sendo atendidos debaixo de lonas na Casa de Saúde Indígena (Casai). Os alojamentos improvisados, que são feitos pelo próprios índios, se dá por conta da superlotação na casa de saúde.

A Casai atende casos de baixa complexidade e funciona como abrigo para os indígenas que precisam de atendimento médico e exames na cidade. “Os índios ficam ali, debaixo de chuva e de sol, durante três, cinco dias, dependendo do caso”, explicou ao G1, um índio que não quer ser identificado. Segundo ele, os indígenas, que somam mais de 15 etnias atendidas na casa, também reclamam da falta de estrutura.

A técnica em enfermagem da Casai, Lourdes de Carvalho, afirma que alguns índios preferem ficar debaixo das lonas. “É o costume deles. Tem uns que nem querem ficar dentro da casa, ficam debaixo da lona que eles montam, eles já vem da aldeia com todo o material”, explica.

Lourdes conta ainda que a casa possui três quartos, que são priorizados para os idosos, puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente) e pacientes que foram operados. Os demais são alocados nos alojamentos improvisados, do lado de fora da casa. Ela conta que trabalha há 11 anos com a  saúde indígena e revela que, ultimamente, a casa tem ficado cada vez mais lotada.

Além dos atendimentos em pacientes, a Casai também abriga os familiares. “A capacidade deve ser para, no máximo, umas 60 pessoas e nós devemos ter 100 pessoas aqui. A maioria vem acompanhada da família, alguns trazem até os filhos porque não tem com quem deixar na aldeia”, relata Lourdes.

Nova Casai em Oriximiná

Ao G1, o Ministério da Saúde informou que está prevista a construção de uma nova Casai em Oriximiná, cujo projeto está em fase de elaboração. Para a Casai atual, estão sendo tomadas providências para melhorar as acomodações do local com empresa já contratada para realizar os serviços. Já o Polo Base de Oriximiná foi reestruturado e equipado com mobiliário novo e está em pleno funcionamento.

Ainda segundo o Minsitério da Saúde, a região também ganhará reforço no atendimento com a construção de um posto de saúde na aldeia de Mapuera, a maior da localidade. O projeto já foi concluído e está em fase de licitação.

A região conta ainda com contrato de hora/voo para remoção de pacientes de urgência e emergência e transporte de equipes para as áreas. A aldeia Mapuera já conta com sistema de abastecimento de água funcionando e na Aldeia Tawanã já se iniciaram os serviços para construção de sistema de abastecimento de água.

A região de Oriximiná é atendida por três Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, compostas por dois médicos do programa Mais Médicos, e está em fase de contratação de mais profissionais para formação de nova equipe, incluindo um odontólogo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.