MS – Campo Grande vai ganhar sua quinta aldeia urbana

aldeia urbanaJornal Folha de Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande encaminhará estudos para implantação da quinta aldeia indígena urbana na cidade. A informação foi prestada nesta sexta-feira (6) pelo prefeito Gilmar Olarte, durante o ato em que ele deu posse aos 17 membros do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas, no auditório do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb).

Esta é uma das prioridades do conselho, a implantação da quinta aldeia municipal, na região do Imbirussu, ainda nesta gestão. O prefeito Gilmar Olarte se mostrou solícito à criação da aldeia. “Queremos caminhar em conjunto com os povos indígenas, eles fazem parte de nossa sociedade. Com o conselho é que teremos a visão clara de suas necessidades. Nos próximos dias, vamos realizar estudos e fazer encaminhamentos para a implantação da quinta aldeia indígena, no Indubrasil, que é um desejo antigo de vocês, e também queremos fazer a escola bilíngue para as aldeias, nas línguas terena e guarani”, enumerou.

Atualmente, existem quatro aldeias urbanas em Campo Grande: Água Bonita e Tarsila do Amaral, na região do Segredo, Darcy Ribeiro, na região do Prosa e Marçal de Souza, na região do Anhanduizinho. A população de indígenas na Capital é estimada em 10 mil pelas lideranças das etnias.

O presidente do conselho, Eduardo Barbosa, enfatizou que as decisões sobre as políticas públicas municipais para os indígenas devem ser tomadas em conjunto entre o Executivo e o conselho. “Vamos caminhar com o senhor e queremos desenvolver todos os nossos setores”. Já o conselheiro Élcio elogiou a postura do prefeito de estar presente na posse. Usando uma expressão futebolística, o indígena disse que “hoje, o senhor marcou um gol de placa”, referiu-se à postura de Gilmar Olarte.

Dos 17 membros que compõem do conselho, 16 são lideranças de etnias e um conselheiro é ligado ao governo, além do presidente e vice-presidente. Todos os membros permanecerão no cargo durante dois anos. O conselho tem como finalidade promover políticas de apoio à comunidade indígena, divulgando a cultura de suas etnias para a população em geral e apresentar os problemas, ações e necessidades dos povos indígenas ao Executivo Municipal.

Empossados

Foram empossados: Eduardo Barbosa Pereira, presidente do conselho e conselheiro como liderança Kaiowá; Vanio Lara, vice-presidente e conselheiro pela aldeia urbana Darcy Ribeiro; Maria Moreira, como liderança Guarani; Josemar Matechua, como liderança Kadiwéu; Rotênio Mariano, como liderança Terena; Oide Felipe da Silva, pela associação indígena do Núcleo Industrial; Rosaldo de Albuquerque, pela etnia Kinikinau; Élcio da Silva, pela Associação de Moradores Indígenas de Campo Grande; Nivaldo Candelário, pela aldeia Marçal de Souza; Oswaldo Reginaldo, pela Associação Indígena da Região do Segredo; Sander Barbosa, pelo Centro Social de Cultura Nativa; Ataíde Faustino, pela Organização Indígena do Aero Rancho; Rute Torres, pela Associação de Moradores e Estudantes Indígenas; Vanda Albuquerque, pela Associação dos Feirantes Indígenas; Evanisa Mariano pela Assocaição de Mulheres Indígenas Terena Urbana; Nito Nelson, pela aldeia Água Bonita; e Rosilene Ferreira, pela SAS, representando o governo.

Também estiveram presentes no evento: Eduardo Haddad Filho, ouvidor-geral do município; Marcos Antonio Moura Cristaldo, diretor-presidente da Planurb; Elvis Rangel, coordenador da Coordenadoria de Ações Comunitárias; e Raquel Ferraro, representante do Programa das Nações Unidas da ONU.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.