EPSJV e ENSP promovem eventos para comemorar o Dia do Meio Ambiente

Cartaz_veneno0Talita Rodrigues, EPSJV

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fiocruz, promovem o lançamento do filme ‘O veneno está na mesa 2’, de Silvio Tendler, e a Feira Agroecológica de Saberes e Sabores.

A programação começa dia 4 de junho, às 8h30, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, na EPSJV, com a exibição do documentário. Em seguida, será realizada a mesa-redonda ‘Impacto dos agrotóxicos, agricultura e produção de alimentos no Brasil’, com a participação de Silvio Tendler, Luiz Claudio Meirelles, membro do GT Agrotóxicos da Fiocruz, e Flávia Londres, da Articulação Nacional de Agroecologia.

O uso de agrotóxicos no Brasil e as alternativas agroecológicas são o tema do novo filme de Silvio Tendler, ‘O veneno está na mesa 2’ , que amplia o debate sobre o modelo agrícola no Brasil, que é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, iniciado com o ‘O veneno está na mesa’ , lançado em 2011. As duas produções tiveram o apoio e a consultoria técnica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e fazem parte da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida .

‘O veneno está na mesa 2’ mostra as consequências do uso de agrotóxicos para a saúde pública e apresenta experiências agroecológicas desenvolvidas em diversas regiões do país, mostrando que é possível produzir alimentos saudáveis, respeitando a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

‘O veneno está na mesa 2’ está sendo lançado em diversas cidades do país. Acompanhe a agenda na página do filme .

Saberes e Sabores

Nos dias 4 e 5 de junho, no pátio da ENSP, será realizada a Feira Agroecológica de Saberes e Sabores. Na feira, será feita a comercialização de alimentos saudáveis e produtos da roça e da agricultura urbana, além da troca de saberes sobre agricultura agroecológica e orgânica. O evento acontece das 11h às 17h, no dia 4, e das 8h às 15h, no dia 5.

Na feira, serão comercializados fubá, ovos, frutas, mel, feijão, cachaça, licores, bolos, pimentas, verduras, legumes e doces, entre outros produtos. Também serão oferecidos produtos da alimentação viva.

A feira terá a participação do Projeto Terrapia, da Associação Agroecológica de Teresópolis, de Assentamentos da Reforma Agrária organizados pelo MST: Roseli Nunes (Pirai), Campo Alegre (Queimados) e Terra Prometida (Duque de Caxias), de pequenos agricultores organizados no MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) trazendo produtos de diferentes regiões do Rio de Janeiro e até do Espírito Santo.

Também participam o Minhocário Arboreum, que irá mostrar como se faz a compostagem e comercializar humus e minhoca; Naturalmente Orgânico, que trará para a feira a comercialização de produtos orgânicos e o debate de preço justo; Agroprata, que vai abordar o poder terapêutico das plantas; e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, com material de divulgação da campanha.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.