Doutor em Ecologia faz alerta sobre agravamento das mudanças climáticas

Para especialista não existe a possibilidade de se manter o nível de exploração e destruição da natureza praticado nas últimas décadas

por: Beth Begonha, Radiotube/EBC

O programa Amazônia Brasileira recebeu, nesta segunda-feira (26), o doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), Genebaldo Freire, que fala sobre o crescente número de fenômenos naturais em todo o planeta e explica o que está provocando o aumento da intensidade e constância desses fenômenos nas regiões brasileiras. O doutor fez uma longa pesquisa em diversas regiões do mundo sobre os desabrigados climáticos que tiveram que deixar o lugar onde viviam, pois a falta de água não permite mais a sobrevivência dessa população.

Genebaldo fala sobre a situação de São Paulo, relembra o número de vezes em que foram feitos alertas sobre a necessidade de políticas para a manutenção de água potável no estado, e lamenta que a população agora se veja em situação crítica e que de acordo com ele, certamente, ainda se agravará. Ele faz um alerta sobre o consumo dos metais pesados que estão sendo carreados com a água via sedimentos e para os quais não há método de filtragem conhecido, ou seja, a população estará consumindo dentre outros, metais como chumbo e níquel. O fato, segundo ele, já vem acontecendo na China onde a contaminação da água faz com que os habitantes tenham altíssimos índices de câncer no fígado. Para o especialista não existe a possibilidade de se manter o nível de exploração e destruição da natureza praticado nas últimas décadas: é imprescindível que a humanidade faça uma mudança imediata na sua relação com a natureza.

O doutor em Ecologia aproveita para falar sobre o lançamento do seu novo livro, Mudança climática e você, no qual ele relata o resultado de suas pesquisas em torno do mundo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.