Bloqueio de 6 dias de quatro etnias contra a Norte Energia termina após governo marcar reunião para o dia 4

Manifestantes queimaram pneus e paus para bloquear trecho da BR-230 e impedir acesso de veículos transportando operários aos caneiros de obras de Belo Monte. Foto: Glaydson Castro/TV Liberal
Manifestantes queimaram pneus e paus para bloquear trecho da BR-230 e impedir acesso de veículos transportando operários aos canteiros de obras de Belo Monte. Foto: Glaydson Castro/TV Liberal

Reunião com representantes do Governo Federal foi marcada para o dia 4. Manifestantes pedem agilidade na execução do plano básico ambiental.

G1 PA

Manifestantes decidiram encerrar na noite desta terça (27) o protesto que bloqueava do acesso aos canteiros de obras da usina de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. Índios de quatro etnias e ribeirinhos protestavam há cerca de 6 dias na rodovia Transamazônica, exigindo agilidade da Norte Energia na execução do plano básico ambiental, uma das condicionantes para a construção da hidrelétrica no rio Xingu. Uma reunião com foi marcada para o dia 4 de junho em Brasília.

O acordo foi decidido após doze horas de negociação entre representantes do governo e lideranças indígenas. Foi decidido que, na reunião do dia 4, estarão presentes representantes da Norte Energia, da Casa Civil, do Ministério da Justiça e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na rodovia, pneus e paus foram incendiados para bloquear a passagem de veículos, que foram revistados pelos manifestantes durante toda a tarde desta terça. O transporte de operários e mantimentos para os canteiros de obras foi impedido, e dois ônibus que tentaram furar o bloqueio receberam flechadas.

Entenda o caso
Cerca de 320 índios de 4 etnias e ribeirinhos das regiões do Xingu e Iriri exigem agilidade da Norte Energia na execução do plano básico ambiental, uma das condicionantes para a construção da usina de Belo Monte, como por exemplo, a construção de de postos de saúde e escolas nas aldeias. De acordo com os índios, a empresa firmou compromissos durante ocupações anteriores que jamais sairam do papel.

Os manifestantes impediram o acesso de operários aos canteiros de obras desde a noite de quinta (22), permitindo apenas a passagem de veículos não relacionados às obras. Durante o protesto de sexta-feira (23) um ônibus foi incendiado, e o caso é investigado pela polícia. No domingo (25), três índios ficaram feridos após tentativa de ocupação em um dos canteiros de obras, e denunciaram que foram agredidos por homens da Força Nacional.

A norte energia informou que a empresa assinou com a funai [sic]o termo de compromisso do projeto básico ambiental-componente indígena. O documento, de acordo com a empresa, firma acordo para a realização de ações que beneficiam 11 aldeias da região. A Justiça determinou que os índios desbloqueiem os acessos aos canteiros de obras ainda nesta segunda-feira [sic].

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.