Mini usinas permitem beneficiamento de produtos da floresta

Por Beth Begonha, em Amazônia Brasileira

Ouça o coordenador do projeto de Mini-Usinas Open Source, do Instituto Socioambiental (ISA). Ele fala sobre os principais detalhes do projeto, que trata da construção de miniusinas de processamento de produtos florestais não madeireiros (como castanha do Pará, óleos de babaçu, andiroba, manteiga de cacau, entre outros), onde a ideia principal é ampliar essa tecnologia ao maior número de comunidades possível. Ele explica como o projeto pretende implantar as miniusinas e fala sobre o quanto essa implantação pode ajudar nas alternativas de geração de renda para essas comunidades, além de outros benefícios.

Marcelo Salazar fala aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia quais regiões serão mais beneficiadas com o projeto e revela o número de pessoas que deverão aprimorar as suas tecnologias de processamento de produtos através da ação. Ele explica, também, o que é a tecnologia Open Source e de que forma ela pode ampliar o aprendizado entre as comunidades indígenas ou extrativistas que se interessarem pelo projeto.

O coordenador do Mini-Usinas Open Source nos conta, ainda, como a ideia de combinar várias tecnologias existentes para processos produtivos, que é o foco principal do projeto, pode assegurar a sustentabilidade e a integridade futura dos territórios florestais.

O projeto Mini-Usinas Open Source ficou entre as 10 organizações não-governamentais brasileiras premiadas pelo Desafio de Impacto Social Google/Brasil, que apoia organizações sem fins lucrativos que utilizam tecnologia e abordagens inovadoras para resolver grandes desafios.

Texto Raiane Gonoli/ Rádio Nacional da Amazônia/ EBC – Empresa Brasil de Comunicação.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.