No MA, operação combate extração ilegal de madeira em terras indígenas

Carregamento de madeira no Maranhão, próximo a terras indígenas. A exploração no entorno e no interior das áreas é comum. Foto: ©Greenpeace/Ismar Ingber/Tyba
Carregamento de madeira no Maranhão, próximo a terras indígenas. A exploração no entorno e no interior das áreas é comum. Foto: ©Greenpeace/Ismar Ingber/Tyba

Em Grajaú, agentes encontraram serraria cheia de madeira em toras. Empresa não comprovou origem legal, nem inventário do estoque.

Do Globo Rural

A Secretaria do Meio Ambiente do Maranhão fechou serrarias que extraiam madeira ilegalmente de áreas de reserva indígena.

No município de Grajaú, os agentes ambientais encontraram o pátio de uma serraria cheio de madeira em toras. A empresa, segundo os fiscais, não comprovou a origem legal da madeira, nem o inventário do estoque, por isso, foi multada em R$ 50 mil.

Os fiscais medem os estoques das serrarias e cruzam os dados com a contabilidade das empresas. A intenção é rastrear a madeira extraída ilegalmente das terras indígenas.

O Corpo de Bombeiros e uma Tropa de Operações Especiais da Polícia Militar fazem a escolta dos agentes ambientais durante a inspeção nas madeireiras.

Grajaú está localizado no bioma amazônico e está entre os 10 municípios que mais desmatam no país, tendo perdido 18% das florestas. Na primeira semana da operação, os fiscais encontraram estoques irregulares de madeira em cinco serrarias e em 25 movelarias. Todas foram atuadas.

“No nosso caso, a gente faz as penas administrativas, multas, embargos, notificações e tudo é encaminhado para o Ministério Público e para a delegacia e lá, os procedimentos penais entram em andamento”, explica Naiara Valli, superintendente de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.

Nenhum representante das serrarias lacradas quis comentar a ação dos fiscais do Meio Ambiente do Maranhão.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.