Pesquisador critica decisão de liberar construção de usinas do Madeira quando havia parecer contrário do IBAMA

pesqui_ibama uhe madeiraJornal Acre 24 horas

Em Porto Velho para participar das reuniões iniciais do novo estudo sobre o impacto ambiental causado pelas Usinas do Madeira, o professor doutor Célio Bermann criticou duramente a medida que ignorou parecer favorável a concessão de licença ambiental para a construção dos dois empreendimentos.

Doutor em engenharia mecânica na área de Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp, Bermann é considerado uma das maiores autoridades da área e será um dos três estudiosos convidados pelo Ministério Público do Estado convidados para elaborarem o novo estudo.

Nesta terça-feira (20), ele criticou os gestores públicos que ignoraram o parecer 014/2007, do IBAMA, que naquela época, se manifestou contrário a liberação ambiental para a construção das usinas.

“ Foi uma decisão política, todos nós sabemos, e agora estamos vendo o reflexo dessa medida. Os gestores que autorizaram a emissão da licença ambiental é que devem responder por essas consequências. O IBAMA emitiu um parecer correto, mas foi suplantado pelo Ministério do Meio Ambiente. Diante do que vimos recentemente, está provado que o parecer estava correto, porque os danos estão ai”, disse ele.

Para Bermann, o novo estudo que será elaborado pode apontar com mais detalhes as causas e os efeitos da enchente, levando em conta também, as condições climáticas.

Os pesquisadores, no entanto, só devem iniciar os trabalhos depois que o IBAMA começar a rever o parecer de 2007. A Justiça determinou um prazo de 90 para que o órgão ambiental inicie o novo estudo.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Roberta Graf.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.