Redação Alagoas Boreal
Começou nesta sexta-feira (16), em Juazeiro (BA), o “3o Encontro Nacional de Agroecologia”, cujo slogan é “Cuidar da Terra, alimentar a Saúde e cultivar o Futuro”. O evento, que segue até segunda-feira (19), reúne cerca de duas mil pessoas. Segundo a Comunicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que apoia a iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), 70% desse público é de agricultores, que se dirigiram à cidade baiana para participar dos seminários, debates e atividades culturais propostos pelo encontro que coincide com o “Ano Internacional da Agricultura Familiar” e também com o “Ano do Brasil Orgânico Sustentável”.
A diretora de Extrativismo do MMA, Larisa Gaivizo, participa das reuniões com o objetivo de apresentar, durante o seminário sobre sociobiodiversidade, “experiências exitosas como a da Unidade de Conservação do Médio Juruá, na Amazônia, relatada pelo próprio extrativista Manoel Cunha”. Larissa informa que o MMA apresentará, também, o edital do Fundo Amazônia “Ecoforte”, que oferece um montante de R$ 7 milhões para extrativistas.
Segundo o MMA, a programação do evento deve responder a seguinte pergunta: “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?”.
“Haverá feira com produtos agroecológicos da agricultura familiar e das populações tradicionais de todo o país, palestras com intelectuais brasileiros e estrangeiros, além um show na noite de sábado (17). Estão em pauta temas como o acesso universal e livre às sementes em contraposição aos transgênicos; agrotóxicos, contaminação e saúde; reforma agrária e direitos territoriais; acesso a mercados locais e institucionais; agricultura nas cidades e ainda os direitos das mulheres e à comunicação”, informa a Comunicação do ministério.
No final do encontro – que acontece na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) –, uma carta política sobre as demandas do movimento agroeocológico será entregue aos representantes do governo.


Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando