‘Encontro Nacional de Agroecologia’ discute temas como acesso às sementes, contaminação e saúde e reforma agrária

Foto: Fabio Caffé/Imagens do Povo.
Foto: Fabio Caffé/Imagens do Povo.

Evento que começou nesta sexta-feira (16) e segue até segunda-feira (19) reúne em Juazeiro (BA) cerca de duas mil pessoas, sendo 70% delas agricultores

Redação Alagoas Boreal

Começou nesta sexta-feira (16), em Juazeiro (BA), o “3o Encontro Nacional de Agroecologia”, cujo slogan é “Cuidar da Terra, alimentar a Saúde e cultivar o Futuro”. O evento, que segue até segunda-feira (19), reúne cerca de duas mil pessoas. Segundo a Comunicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que apoia a iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), 70% desse público é de agricultores, que se dirigiram à cidade baiana para participar dos seminários, debates e atividades culturais propostos pelo encontro que coincide com o “Ano Internacional da Agricultura Familiar” e também com o “Ano do Brasil Orgânico Sustentável”.

A diretora de Extrativismo do MMA, Larisa Gaivizo, participa das reuniões com o objetivo de apresentar, durante o seminário sobre sociobiodiversidade, “experiências exitosas como a da Unidade de Conservação do Médio Juruá, na Amazônia, relatada pelo próprio extrativista Manoel Cunha”. Larissa informa que o MMA apresentará, também, o edital do Fundo Amazônia “Ecoforte”, que oferece um montante de R$ 7 milhões para extrativistas.

Segundo o MMA, a programação do evento deve responder a seguinte pergunta: “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?”.

“Haverá feira com produtos agroecológicos da agricultura familiar e das populações tradicionais de todo o país, palestras com intelectuais brasileiros e estrangeiros, além um show na noite de sábado (17). Estão em pauta temas como o acesso universal e livre às sementes em contraposição aos transgênicos; agrotóxicos, contaminação e saúde; reforma agrária e direitos territoriais; acesso a mercados locais e institucionais; agricultura nas cidades e ainda os direitos das mulheres e à comunicação”, informa a Comunicação do ministério.

No final do encontro – que acontece na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) –, uma carta política sobre as demandas do movimento agroeocológico será entregue aos representantes do governo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.