Audiência pública discute violência nas aldeias de MS

Vereador Aguilera de Souza é o proponente da Audiência – Foto: Thiago Morais
Vereador Aguilera de Souza é o proponente da Audiência – Foto: Thiago Morais

Jornal Agora MS

Hoje,  a partir das 19h, será realizada no plenário da Câmara Municipal de Dourados, a audiência pública “Segurança Pública nas Aldeias”, que vai trazer discussões e propostas para garantir ações de segurança nas aldeias de Mato Grosso.

A palestra será ministrada pelo o procurador do Ministério Público Federal, Marco Antônio Delfino, que acompanha as discussões e os problemas de perto e é referência no trato com as causas indígenas.

Desde o ano passado, Aguilera de Souza, vereador do PSDC, é o presidente da Comissão Permanente Indígena e Afrodescendente na Câmara Municipal de Dourados. “Este é um assunto pertinente ao dia-a-dia da comunidade indígena, e um dos principais problemas civis do nosso país. Por isso propus essa audiência, e nela, espero que possamos colher frutos e boas propostas para uma solução prática e emergente para o bem da nossa comunidade.”

Segundo Aguilera, a segurança pública é um direito do cidadão e cabe ao Estado implementar soluções práticas. “A segurança pública é dever do Estado, e o crescimento latente dos níveis de violência na Reserva Indígena de Dourados é assustador, por isso o povo indígena exige ações para inibir e resolver esse problema”, explica o vereador.

No primeiro semestre, Aguilera, que também é presidente da Associação dos Vereadores Indígenas de Mato Grosso do Sul, ouviu os colegas vereadores indígenas e os apelos de suas comunidades. Diante disto, o vereador solicitou ao secretário de Justiça e Segurança Pública de MS, Wantuir Jacini, os dados da violência nas aldeias indígenas ao Dr. Wantuir Jacini, Secretário de Justiça e Segurança Pública de MS. “São 122 ocorrências de crimes registradas pela Polícia Civil de MS. Dentre os crimes estão assassinatos, estupros, violência doméstica, furtos e agressões. Esperamos que a comunidade venha em peso para garantirmos um debate qualificado”, finaliza o vereador.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.