Luta antimanicomial pela cidade que queremos

cartaz antimanicomialPor Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Conviver em sociedade, tendo a cidade como espaço de todos não é tarefa fácil: implica, em especial, na não segregação da diferença. Essa é a audaciosa e criativa provocação que o Fórum Mineiro de Saúde Mental e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) levam para as ruas de Belo Horizonte para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio.

A manifestação político-cultural em formato de desfile de escola de samba será realizada no dia 19 de maio, com concentração às 14h, na Praça da Liberdade, e saída às 15h, em direção à Praça da Estação. A expectativa é que participem, aproximadamente, 4 mil pessoas, entre trabalhadores, usuários e familiares dos serviços substitutivos em saúde mental, representantes de movimentos sociais, culturais e outras organizações da sociedade civil, vindos de mais de 20 municípios do estado.

A escola de samba Liberdade Ainda que Tan Tan vai embalar as ruas centrais da cidade reivindicando uma sociedade sem manicômios. Com o tema “A Cidade que queremos: seja feita a nossa vontade!”, a manifestação/desfile chama atenção para uma outra sociabilidade, marcada pela construção solidária do resgate dos direitos.

O tema traz a pauta da cidade enquanto espaço de reencantamento e acolhimento da diversidade. Um lugar que acolha o sofrimento mental sem trancas e grilhões, sem segregação e manicômios, sem abuso de poder e de saber, sem violência e eletrochoque. Um lugar que não é de ninguém porque é de todos e todos cuidam. Para isso, é preciso mudar o cenário, criando dispositivos onde caibam as singularidades fora dos padrões e que se oponham à segregação.

Liberdade Ainda que Tan Tan

A escola de samba é uma estratégia do movimento da luta antimanicomial de Minas Gerais, que há 18 anos utiliza o formato da festa mais popular do Brasil para defender os princípios da Reforma Psiquiátrica. A manifestação político-cultural quer provocar o pensamento das pessoas em relação à loucura, entendendo os manicômios como toda forma de segregação.

Desde janeiro, o movimento vem se reunindo para organizar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A comissão organizadora, composta por trabalhadores, usuários e familiares da rede de saúde mental, elabora a proposta de um tema eixo, que será trabalhado nas alas da manifestação.

Uma vez decidido, o tema é divulgado junto à rede para que as pessoas produzam seus sambas. As músicas são apresentadas em um concurso e uma comissão de jurados, formada por produtores culturais e artistas, define qual será o samba ganhador. No mesmo concurso, são escolhidos mestre sala, porta bandeira, rainha e princesa da bateria, todos estes usuários da saúde mental.

Em 2014, o 10º Concurso do Samba Enredo da escola de samba Liberdade Ainda que Tan Tan aconteceu no dia 26 de abril, no Parque Professor Guilherme Lage, em Belo Horizonte. O samba eleito para embalar o desfile foi “Revolussamba”, produzido coletivamente nas oficinas de música do centro de Convivência Venda Nova.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No ano de 1987, durante o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru/SP, o movimento antimanicomial escolheu no calendário nacional uma data para reafirmar a luta “por uma sociedade sem manicômios”. Ficou estabelecido o 18 de maio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Desde então, Belo Horizonte cumpre essa agenda, pautando a implantação da ousada política de saúde mental em rede, o que produziu as primeiras mudanças e evidenciou a viabilidade da proposta. Em 1997, aconteceu pela primeira vez na cidade a manifestação político-cultural no formato de carnaval e assim vem acontecendo até os dias de hoje.

De forma lúdica, sensível e crítica, a escola de samba Liberdade Ainda que Tan Tan  mobiliza  a cidade, provocando reflexões sobre o lugar social da loucura em seu encontro com a arte e o pensamento.

Confira mais informações sobre a luta antimanicomial  AQUI e AQUI.

Serviço:

O que: desfile/manifestação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Quando: 19 de maio

Concentração: Praça da Liberdade – a partir de 14h

Saída: 15h

Trajeto: Praça da Liberdade – Av. João Pinheiro – Av. Afonso Pena – Rua Espírito Santo – Rua Tupinambás – Praça da Estação (dispersão)

Contatos:

– Lívia Bacelete, assessora de comunicação do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais: (31) 2138-6768 / 9952-4820 /[email protected]

– Eliana Moraes, coordenadora do Fórum Mineiro de Saúde Mental: (31) 8809-3722 /9658-4556

“De uma cidade, não aproveitamos suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas”. (Ítalo Calvino)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.