Lançamento do Fórum Social Temático de Energia, dia 15/05, às 10h30, na Câmara dos Deputados

cartaz fste

O Fórum Social Temático – Energia (FST-Energia) é um espaço de encontro de organizações vinculadas à questão da energia no Brasil e no mundo. Ele atende à necessidade de refletirmos de forma ampla sobre os problemas criados pelas matrizes energéticas em uso ao redor do globo.

O FST-Energia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira (autônoma em relação a governos, partidos e empresas) que visa fortalecer as articulações entre todos que lutam por novas formas de convivência entre as pessoas e com a natureza, na perspectiva da Justiça Social e Ambiental.

O FST-Energia se insere no processo de Fórum Social Mundial, no qual se prevê a realização de mais de 40 Fóruns Sociais em vários países. O evento tem como metodologia dar mesma importância à todas as atividades, que são propostas e organizadas pelos seus próprios participantes.

Porque Energia?

A eletricidade é fundamental em nossas casas, para iluminar ruas, mover industrias e trasportes. Para contarmos com essa energia, no entanto, será preciso construir grandes barragens, que inundam campos e cidades, expulsam moradores e pescadores da beira dos rios e indígenas de suas terras?

Será preciso queimar carvão em usinas termoelétricas que alteram, junto com o combustível usado pelos carros, caminhões e ônibus; o clima e fazem a Terra ficar cada vez mais quente?

Precisamos de perigosas usinas nucleares que deixam lixo radioativo para nossos netos?

E os apagões que nos pegam de surpresa enquanto as contas não param de aumentar para dar lucro à grandes empresas?

Existe saída para isso?

A humanidade já encontrou formas mais limpas de produzir energia com outras fontes, como o sol e os ventos, bem como maneiras de descentralizar a produção a partir das casas, das fábricas e das comunidades, barateando custos e evitando desperdícios.

Serviço:
Data: 15/05
Horário: às 10h30
Local: Plenário 14 da Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.