Vazamento da Vale na Nova Caledônia mata mais de mil peixes e paralisa atividade pesqueira

Vista aérea do projeto de exploração de níquel da Vale na Nova Caledônia Divulgação/Vale
Vista aérea do projeto de exploração de níquel da Vale na Nova Caledônia Divulgação/Vale

Governo da região onde aconteceu acidente ambiental vai à Justiça contra a mineradora

REUTERS

SÃO PAULO – O governo da província do Sul da Nova Caledônia disse nesta sexta-feira que está dando início a procedimentos legais contra a Vale por danos ambientais causados pelo vazamento de efluentes nas operações de níquel da mineradora. Segundo a administração local, o vazamento causou a morte de cerca de mil peixes, com suspensão das atividades de pescaria e nado na área, segundo comunicado.

A Vale disse em um comunicado mais cedo que o vazamento continha algum ácido, mas que resultados de testes subsequentes feitos em um rio próximo e no mar mostraram que as condições aparentemente tinham retornado ao normal. A mineradora afirmou que suspendeu 80% de sua produção de níquel na Nova Caledônia, um ex-território francês no Pacífico Sul, e que planejou uma paralisação total para esta sexta-feira, ajudando a fazer o preço do níquel subir quase 6%. Um porta-voz da Vale não pôde ser imediatamente encontrado para comentar o caso.

O governo local não disse quando poderá permitir que a Vale retome as operações, mas declarou que a poluição havia sido contida em um rio. A paralisação afetou 3.500 trabalhadores, disse a Vale, dos quais 1.300 são empregados e o restante, terceirizado.

As notícias da paralisação impactaram os preços do níquel em Londres, que já subiram mais de 47% este ano com preocupações sobre oferta depois que a Indonésia baniu as exportações do minério em janeiro. Compradores de níquel na China e no Japão estão correndo para assegurar suprimentos à medida que preços em alta e um receio sobre a interrupção de oferta impulsionou a demanda tanto pelo metal refinado quanto por contratos de longo prazo do minério.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.