Pronatec disponibiliza mais de 300 vagas para índios do MA

Divulgação / IFMA
Divulgação / IFMA

Os cursos serão definidos em reunião com os indígenas e ofertados nos campi do IFMA.

Imirante Imperatriz, com informações do MDA

Comunidades indígenas do Maranhão receberão cursos do Pronatec Campo no segundo semestre de 2014. No primeiro momento, a ação visa beneficiar os povos indígenas: Gavião, Cricati, Canela – Apaniekra e Ramkokamekra –, Guajajaras e Krenyê.

Os cursos terão como referência a metodologia de alternância e a realidade socioambiental e econômica das comunidades. Serão mais de 300 vagas ofertadas nos campi do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e IFMA, em parceria com a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima) e a Associação dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins.

“Essa parceria no Maranhão é pioneira. A gente espera multiplicar essa experiência com a Funai para todo território nacional e também na perspectiva de inclusão dos demais povos e comunidades tradicionais”, destacou o secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.

Segundo o IFMA, a ideia é atender as necessidades das comunidades indígenas, visando desenvolver profissionalmente as suas especificidades por meio de capacitações que possibilitem a inserção no mundo do trabalho ou que tornem a comunidade autossustentável. Os cursos serão definidos em reunião com as lideranças indígenas.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.