Em memória de Iza Quadros

Iza Quadros

CIMI – Morreu na tarde de ontem (5) Iza quadros. Iza era natural de Carutapera (MA), onde foi uma pessoa muito conhecida e querida. Iza, junto com outros companheiros, ajudou a fundar e fomentou por muitos anos os grupos de jovens, foi professora. No início dos anos 90, Iza pediu uma licença sem vencimentos da função de professora que exercia pelo estado e foi para o Xingu, fazer uma experiência junto aos povos indígenas. Desenvolveu um trabalho de fronteira junto aos indígenas Kayapó e Arara no Pará, como missionária do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Norte II. Foi por intermédio da Iza que se criou a importância desse trabalho de fronteira com a questão indígena, tendo influenciado outros jovens em Carutapera para a missão, estando hoje 4 pessoas no Cimi trabalhando com povos indígenas no Maranhão e no Pará.

Em 1997 Iza retomou sua função como professora concursada e veio morar em São Luis, onde devido a experiência adquirida com os indígenas, assumiu a supervisão escolar indígena no Maranhão, permanecendo na função até se afastar para tratar a doença que causou sua morte.

O Cimi vem a público relembrar da importância do pioneirismo da Iza como carutaperense na missão junto aos povos indígenas. Agradecer pelo seu empenho e compromisso nesse trabalho pelo Cimi e em favor da causa indígena.

Se congratula com os seus familiares e seus amigos nessa hora de despedida.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.