Conflitos por água batem recorde no país, diz relatório da Pastoral da Terra

Ossos de bode em futuro canal da transposição do rio São Francisco, em Floresta (PE) Foto: Ernesto Rodrigues – 22.11.2013/Folhapress
Ossos de bode em futuro canal da transposição do rio São Francisco, em Floresta (PE)
Foto: Ernesto Rodrigues – 22.11.2013/Folhapress

Por Brasil

Levantamento da Comissão Pastoral da Terra, a CPT, aponta um número recorde de conflitos pela água em todo o país.

No ano passado, foram 93, a maior marca já registrada pelos pesquisadores desde 2002, quando passaram a tratar do tema nos cadernos de conflitos.

Os conflitos pela água estão em todo o país.

A região Nordeste lidera, com 37 casos. É lá onde a população do semiárido enfrenta a pior seca dos últimos 50 ou 60 anos. Atrás do Nordeste estão Norte (27), Sudeste (18), Sul (8) e Centro-Oeste (3).

Um dado interessante, segundo o braço da Igreja Católica: “os conflitos não se restringem às regiões com menor disponibilidade de água, já que nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, ricos em água, ocorrem mais de 60% dos casos”.

São três os motivos dos conflitos: “uso e preservação” (45), “barragens e açudes” (43) e “apropriação particular” (5). O item “barragens e açudes”, por exemplo, está ligado à construção de hidrelétricas.

Os conflitos pelo país, segundo a Pastoral da Terra, têm de um lado pescadores, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, agricultores e assentados da reforma agrária. De outro, governo federal, estadual, prefeituras, proprietários rurais e grandes empresas.

Aqui, o relatório completo “Conflitos no Campo Brasil 2013

Para Roberto Malvezzi, autor de livros e artigos sobre as secas nordestinas e consultor da Comissão Pastoral da Terra para assuntos hídricos, o número de conflitos deve ser ainda maior do que esse registrado.

“É até difícil medir. Considero conflituoso, por exemplo, quando faltou água nos centros urbanos de cidades grandes do interior [do Nordeste]. Cidades que quase entraram em colapso”, disse Malvezzi à Folha.

“Em casos como esses, para manter o abastecimento da população, você é obrigado a cortar a água para irrigação, por exemplo. É o chamado conflito de uso, que nem é registrado [no relatório da CPT]. Se fossem contabilizados, então, seriam  milhares de novos casos.”

Outro tipo de conflito, para Malvezzi, está na situação atual em São Paulo. De um lado, conflito com o Rio de Janeiro no plano para a transposição do rio Paraíba do Sul. De outro, conflito entre colocar mais água na Grande São Paulo ou na região de Campinas.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.