VI Prêmio Justiça para Todas e Todos Josephina Bacariça

convite defensoriaEntrega do Prêmio realizado pela Ouvidoria da Defensoria para reconhecer práticas de relevância social da instituição acontecerá dia 8 de maio, em SP

Na noite de 8 de maio, a partir das 18h, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública realizará a entrega do “VI Prêmio Justiça para Todas e Todos – Josephina Bacariça”, iniciativa promovida desde 2008 para reconhecer atuações da Defensoria que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e para a desburocratização e melhoria do acesso à justiça.

O Prêmio conta com três categorias: Defensora ou Defensor, Servidora ou Servidor e Órgão da instituição. As Premiadas e os Premiados foram escolhidos pelo Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral, que é composto por pessoas externas à instituição. Conheça os nomes vencedores desta edição do Prêmio:

Categoria Órgão da Defensoria: Unidade Franca. A Unidade foi indicada pela Defensora Pública Juliana Araújo Lemos da Silva Machado, da Regional de Ribeirão Preto. A prática consistiu em um conjunto de ações em defesa dos direitos da população em situação de rua na cidade, quando a polícia iniciou uma onda de abordagens e registros de boletins de ocorrência invocando a contravenção penal de “vadiagem”.

Categoria Servidora ou Servidor: Michele Rosa da Silva. A Servidora do Núcleo Especializado de Situação Carcerária foi indicada pelos Defensores Públicos Bruno Girade Parise, Bruno Shimizu e Patrick Lemos Cacicedo, pela Defensora Verônica dos Santos Sionti e pela Servidora Marilene Alberini, tendo em vista sua atuação na implantação do “Convive”, centro de gestão da Política de Atendimento “Mães em Cárcere”. Michele recebe os casos de mães presas relatando situações de afastamento de convivência familiar com seus filhos e realiza a busca de documentos, visita às unidades prisionais, faz contatos com parentes e encaminha os casos a Defensoras e Defensores, bem como auxilia na construção da defesa e no retorno às mães.

Categoria Defensora ou Defensor: Marcelo Carneiro Novaes. O Defensor, que atua na Unidade Santo André e como colaborador do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria foi indicado pela Pastoral Carcerária Estadual por sua iniciativa de enfrentamento da falta de fornecimento mínimo de produtos de subsistência para pessoas em privação de liberdade. Atuando em parceria com a Sociedade Civil e utilizando a Lei de Acesso à Informação, o Defensor levantou pela primeira vez os números reais dos gastos da Secretaria de Administração Penitenciária com produtos básicos de assistência material, fomentou a realização de uma audiência pública e conseguiu mobilizar diversos atores a fim de buscar soluções para a situação, alcançando a realização de um Termo de Ajustamento de Conduta.

Menções Honrosas

O Prêmio também contará com Menções Honrosas em todas as suas categorias. A Unidade DIPO/Jecrim da Regional Criminal da Capital será prestigiada pela prática do atendimento semanal, pessoal e direto, aos homens presos recém-ingressados no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros I. A prática foi inscrita pelos Defensores Públicos Felipe Hotz de Macedo Cunha e Thiago Pedro Pagliuca Santos e pelas Defensoras Fernanda Penteado Balera e Yolanda Salles de Freire Cesar, que atuam na Unidade.

As Agentes de Defensoria Ana Paula Segolin e Daiane Santos Rennó receberão Menção Honrosa na categoria de Servidora e Servidor por sua atuação na área de Serviço Social em defesa dos jovens internados em Unidade Experimental de Saúde. A prática foi indicada pelo Agente de Defensoria Paulo Keishi Ichimura Kohara.

E o Defensor Público Saulo Dutra de Oliveira receberá Menção Honrosa pela atuação judicial estratégica para enfrentar três temas delicados na execução penal de São Paulo: a revista vexatória, os métodos do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e as condições de atendimento médico a mulheres presas. Sua indicação foi feita pelos Defensores Públicos Bruno Shimizu e Patrick Lemos Cacicedo, do Núcleo Especializado de Situação Carcerária.

Serviço:
VI Prêmio “Justiça para Todas e Todos – Josephina Bacariça”
Premiação: 8/5/2014, 18h
Local: Cia. Pessoal do Faroeste
Endereço: Rua do Triunfo, 301, Luz, São Paulo, SP
Entrada gratuita, sem necessidade de convite ou inscrições

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Luciana Zaffalon.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.