Projeto GATI apoia Casa de Formação Terena

gati

O Projeto organizou um encontro para aprofundar o planejamento da “Casa de Formação/Espaço GATI Ovuku Tumuné Terenoe”

Pngati – Dando continuidade às discussões iniciadas em 2013, o Projeto GATI realizou nos dias 7 e 8 de abril, na aldeia Mãe Terra, TI Cachoeirinha, Mato Grosso do Sul, um encontro para aprofundar o planejamento de uma “Casa de Formação/Espaço GATI Ovuku Tumuné Terenoe”. A ação conta com apoio das consultoras do GATI Ingrid Weber, Graziella Reis de Sant’Ana (consultora 2012-2013) e Leosmar Antônio (consultor 2014).

O local para construção deste “Espaço” já foi definido pela comunidade e possui 5 hectares, onde existem várias nascentes, córrego e um trecho de mata. Há também áreas degradadas que precisam ser recuperadas para proteger os recursos hídricos e a fauna silvestre. Este local é de grande importância simbólica para os Terena da TI Cachoeirinha, por ser o lugar onde 30 famílias permaneceram acampadas em 2005, durante a retomada desta parte do território tradicional que ficou de fora da demarcação original da TI.

Portanto, além de ser um espaço para recuperar e fortalecer os valores culturais Terena, a Casa de Formação/Espaço GATI também é ponto central para iniciar um trabalho de recuperação ambiental, especialmente na área retomada que está em grande parte coberta por pastagens (compostas em sua maioria por braquiária), em constante risco de queimada durante os meses de seca, além de dificultar a recuperação da vegetação nativa.

A equipe do GATI aproveitou a estadia na TI Cachoeirinha para visitar várias iniciativas agroflorestais que foram implantadas na escola da aldeia Mãe Terra, e por membros da “Família GATI”, um grupo de 23 famílias diretamente envolvidas nas atividades do Projeto, e que serão os principais responsáveis pela construção do “Espaço GATI”.

Reunião na Aldeia Mãe Terra para discutir a Casa de Formação/Espaço GATI: divisão em grupos para discutir construção (primeiro plano) e cultura e artesanato (fundo). Foto: ©Robert Miller/Projeto GATI
Reunião na Aldeia Mãe Terra para discutir a Casa de Formação/Espaço GATI: divisão em grupos para discutir construção (primeiro plano) e cultura e artesanato (fundo). Foto: ©Robert Miller/Projeto GATI

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.