PR – Por três horas, integrantes da Comunidade Quilombola Paiol de Telha fecham parte da PR-459

Integrantes da Paiol de Telha querem que o INCRA assine a portaria que declara os limites territoriais da comunidade (Foto: Divulgação/Comunidade Quilombola Paiol de Telha)
Integrantes da Paiol de Telha querem que o INCRA assine a portaria que declara os limites territoriais da comunidade(Foto: Divulgação/Comunidade Quilombola Paiol de Telha)

Trecho entre Reserva do Iguaçu e Pinhão ficou fechado nesta terça (15). Manifestantes da Paiol de Telha pedem declaração dos limites territoriais.

Alana Fonseca, do G1 PR

Integrantes da Comunidade Quilombola Paiol de Telha fecharam por três horas um trecho da PR-459, que fica entre os municípios de Reserva do Iguaçu e Pinhão, na região central do Paraná, nesta terça-feira (15). Os manifestantes pedem que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assine a portaria que declara os limites territoriais da comunidade, além de outras reivindicações.

Segundo o sargento da Polícia Militar (PM) de Reserva do Iguaçu, Alvaci José Alves, o local só foi liberado pelos participantes depois que o prefeito da cidade marcou um encontro na quarta-feira, às 10h, para discutir as reivindicações. Entre as exigências dos integrantes, estavam mais lonas plásticas, canos para acesso à água potável e transporte escolar para as crianças.

Segundo uma das integrantes da Paiol de Telha, Ana Maria Santos da Cruz, o ato desta terça-feira não estava combinado. “Nós fizemos na segunda-feira um ato público, que durou das 14h às 17h. Entretanto, alguns manifestantes decidiram fechar o trecho de novo. Tem gente que nem tava sabendo”, afirma. Segundo ela, ainda não foi feita uma reunião interna das lideranças para definir o que será feito. “Mas nós vamos nos reunir ainda nesta tarde”, garante.

De acordo com o sargento José Alves, cerca de 50 pessoas participaram do ato desta terça-feira, que começou às 8h e seguiu até às 11h. “Havia muitas crianças no meio. Só estavam passando veículos escolares e de urgência”, conta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.