Carta aberta ao prefeito de Santa Quitéria, Ceará

nuclear piranhas alagoasAs entidades e movimentos sócio ambientais de Caetité, na Bahia, manifestam sua profunda decepção com a passagem de sua comitiva por nosso município (24/03), onde as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) operam uma unidade minero-industrial, que dá inicio a cadeia produtiva da energia nuclear do Programa Nuclear Brasileiro, gerando incalculáveis prejuízos para populações e o meio ambiente de nossa região.

Consideramos que, ao deixar de dialogar com a sociedade civil, com os comunitários do entorno da mineração, com os trabalhadores, o Sr., políticos e autoridades que aqui estiveram, deixaram de conhecer o verdadeiro “presente de grego” que representa a presença no semiárido baiano da INB, responsável pela exploração do urânio, matéria prima de produção do combustível das usinas atômicas de Angra dos Reis (RJ).

Ao se limitarem a visitar as instalações da INB e o prefeito de Caetité (não por coincidência também empregado da INB) deixaram de ouvir a desgraça que essa estatal trouxe para a região, o que apenas pode ser relatada por suas vítimas. E mais: perderam a oportunidade de conhecer a verdadeira face do “desenvolvimento” elogiado pelo prefeito José Barreira e seus prepostos em Caetité.

Pelo que foi noticiado não se falou dos crimes socioambientais atribuídos à INB. Os Srs. ficaram sabendo quantos acidentes – operacionais ou com trabalhadores – já ocorreram em Caetité?; Souberam quantos vazamentos de licor de urânio e outros produtos químicos foram para o meio ambiente, contaminando a região? E sobre o quadro de saúde, onde doenças causadas por radiação ionizante, especialmente o câncer, tem feito inúmeras vitimas fatais entre nós, tiveram informações?

Com certeza também não ficaram sabendo do desrespeito aos Direitos Humanos praticados pela INB, fartamente documentados em relatórios da sociedade civil e de órgãos oficiais como a Câmara dos Deputados, no “Relatório sobre Fiscalização e Segurança Nuclear no Brasil” , o Tribunal de Contas da União, a FIOCRUZ, no “Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil” . O site do IBAMA publica uma série de relatórios de vistoria técnica que comprovam os prejuízos que a empresa vem trazendo para a região e populações.

Por fim, sugerimos que antes de aplaudir a ida da INB para o Ceará, estudem, pesquisem, conheçam as verdadeiras características da tecnologia nuclear, entre as quais destacamos a mentira institucionalizada e a insegurança generalizada; acompanhem a dramática realidade de Fukushima, que segue ameaçando a humanidade, por falta de condições técnicas de controlar a radioatividade que vem emitindo para o planeta desde a passagem do tsunami.

Concluímos, na certeza que, seguindo nossa sugestão, certamente não mais farão o papel de mercadores de ilusão para seus conterrâneos. Certamente optarão por seguir o exemplo dos dois prefeitos mineiros, Darcira, de Açucena, e Juninho, de Rio Acima, cuja atuação vem sendo reconhecida e elogiada por todos aqueles que acreditam que não devemos nos sujeitar à exigências do modelo de desenvolvimento depredador e nefasto para a natureza e a Vida, que vem sendo imposto ao povo brasileiro.

Caetité 28 de março de 2014

Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité
(Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania, Cáritas Regional Nordeste III, Comissão Pastoral da Terra – CPT, Movimento Ambientalista Terra – AMATER, Movimento de Mulheres – MM, Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – SRT, de Caetité e Pindaí)

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ione Rochael Guarany-Kaiowá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.