PA – Reunião no MPF em Paragominas discute saúde indígena em aldeia

Foto: G1 PA
Foto: G1 PA

Aldeia Cajueiro é localizada na reserva Alto Rio Guamá, nordeste do PA. Encontrou durou cerca de cinco horas.

Do G1 PA

Uma reunião no Ministério Público Federal (MPF) em Paragominas, no sudeste do estado, discutiu a falta de medicamentos na aldeia Cajueiro, localizada na reserva Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará. Autoridades responsáveis pela saúde dos índios participaram do encontro, que durou cerca de cinco horas.

Os representantes dos órgãos informaram que vão pedir apoio da prefeitura do município e do Governo do Estado para resolver a situação dos índios. A reunião, realizada na última quinta-feira (3), foi coordenada pela procuradora Luciane Oliveira.

Na última semana, seis funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foram impedidos de deixar por quatro dias a aldeia. A frente da manifestação estavam índios Tembés, Tekoha e indígenas de outras 13 etnias. A atitude dos índios foi motivada pela falta de remédios nas aldeias do alto rio Guamá. Eles dizem que a medicação específica para os indígenas está sendo comprada por eles próprios porque a Sesai não tem enviado os remédios.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.