RN – Quilombolas da Macambira recebem reintegração de terras

Foto: Lagoa Nova Destaque
Momento da abertura da cerca (Foto: Lagoa Nova Destaque)

Em Lagoa Nova Destaque

Com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), prefeitura de Lagoa Nova, STR e SINTRAF, a comunidade do quilombo de Macambira, localizada no município de Lagoa Nova, recebeu uma vitória há muito esperada: a reintegração de posse de suas terras, que deixarão de ser pasto para se transformarem em roça de feijão, milho e mandioca.

A reintegração, em cumprimento à determinação de sentença da 9ª Vara Federal de CAICÓ-RN, foi realizada no final da  manhã desta quinta feira(3), acompanhada por oficiais de Justiça da Comarca de Caicó, pelo advogado dos quilombolas, Adriano Vilar, e pelo antropólogo do INCRA, André Garcia.

Adriano Vilar, advogado dos quilombolas, faz a leitura da reintegração das terras (Foto: Lagoa Nova Destaque)
Adriano Vilar, advogado dos quilombolas, faz a leitura da reintegração das terras (Foto: Lagoa Nova Destaque)

O sol causticante  não estragou a alegria dos quilombolas da Macambira que logo após ouvirem a leitura da ordem de reintegração caminharam para o local e  ajudaram na abertura da cerca que os isolava da área antes ocupada pelo fazendeiro Ivanílson Araújo, mas que, no entender da Justiça, pertencem ao quilombo.  A área reintegrada é estimada em 500 hectares.

O apoio da PMLN se deu durante todo o processo da reintegração de posse das terras, se fazendo presente nas reuniões junto ao INCRA, com translado para natal dos membros da diretoria da associação Quilombolas. Com a reintegração das terras aos Quilombolas, a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura anunciou que  irá dar inicio ao corte de terras aos agricultores, como também a distribuição de sementes de milho e feijão pela Emater local, Programa Banco de sementes ao Governo do Estado.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.