RJ – O Dia é da Mentira, mas a notícia é real: Defensoria Pública ignora violência na Maré e inaugura Núcleo na Chefia de Polícia

dp rj
À esquerda, na foto de baixo, com o microfone, o chamado defensor chefe da chamada defensoria pública do chamado estado do Rio de Janeiro.

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

A chefia da Defensoria Pública do Rio de Janeiro parece não ter mesmo mais qualquer tipo de limite ou de respeito pela cidadania, pelo que deveria ser a sua missão, pelos motivos que determinaram a sua criação ou, mesmo, pelo fato de sermos nós, contribuintes, que pagamos os seus salários.

Enquanto, no dia 30, a polícia militarizada do estado do Rio de Janeiro invadia as comunidades da Maré, com a habitual truculência contra mulheres, crianças, entidades, organizações da sociedade civil e militantes que defendiam os direitos humanos, a chefia da chamada Defensoria Pública se dedicava a algo de extrema importância: preparar-se para a inauguração, ontem, 31 de março, de um Núcleo no prédio da Chefia de Polícia!

Não é piada, repito: a mesma chefia que age contra os Defensores Públicos que atuaram honrosamente na defesa de comunidades como a da Vila Autódromo, dedicou-se, ontem, a comemorar, numa “parceria histórica”, a inauguração de um núcleo (com minúsculas mesmo) para estreitar laços com a Polícia da qual deveria, em casos como o de anteontem, por exemplo, estar defendendo as comunidades.

A justificativa moral da história? Segundo o “defensor geral chefe” Nilson Bruno, “A Polícia é de toda a sociedade  e eu também faço parte dela. Nada mais justo do que facilitar a vida de quem arrisca a vida por todos”. Confesso minha ignorância: quis ele dizer que é policial, ou que entende a Defensoria Pública como um apêndice da Polícia?

Até onde vai esse descalabro? Até onde vai a nossa paciência? Até onde vai, acima de tudo, o total desrespeito aos Amarildos, às Cláudias da Silva Ferreira e a tantos outros e outras, que, eles sim, arriscam ou perdem suas vidas nas comunidades frente à truculência policial? Que vergonha!

Abaixo, a notícia original, publicada pela Polícia Civil do RJ:

Núcleo da Defensoria Pública do Estado é inaugurado no prédio da Chefia de Polícia

O setor deve começar a atender no mês de abril e fica no 7º andar do prédio

Erika de Castro, Polícia Civil do RJ

O Núcleo da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, que funcionará no prédio da Chefia de Polícia Civil, foi inaugurado nesta segunda-feira (31/03). A parceira histórica entre as duas instituições foi firmada, por meio de um termo de cooperação, em setembro do ano passado, pela ex-Chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha. O atendimento aos policiais deve começar ainda no mês de abril, todas as sextas-feiras, no 7º andar do prédio.

Participaram da solenidade, o defensor público do Estado, Nilson Bruno, o Chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, a delegada Martha Rocha, entre outras autoridades. Para a ex-chefe de Polícia, o acordo é emblemático. “A Polícia Civil e a Defensoria Pública sempre caminharam juntas em momentos importantes e sensíveis. A Polícia se retrata através de seus servidores, dos policiais, então é essencial que eles sintam-se valorizados”, afirmou a delegada Martha Rocha.

O chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, afirmou que o núcleo da Defensoria é um projeto que motiva ainda mais os policiais, fato importantíssimo para o momento atual. “É uma forma de mostrarmos o quanto eles são importantes, que tudo depende do empenho deles”, disse na cerimônia.

O Defensor Público, Nilson Bruno, disse estar muito feliz por estreitar os laços com a Polícia Civil. “A Polícia é de toda a sociedade  e eu também faço parte dela. Nada mais justo do que facilitar a vida de quem arrisca a vida por todos”, concluiu o defensor.

O núcleo terá o defensor público Franklin Roger à disposição dos policiais civis, em horário ainda a ser definido.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.