Cacique Tupinambá da aldeia Serra do Padeiro denuncia ações violentas da polícia

CIMI – Por meio de carta assinada pelo cacique Babau, da aldeia indígena Serra do Padeiro, no sul da Bahia, os Tupinambá denunciam diversas ações de violência promovidas contra a comunidade pela Força Nacional de Segurança e pela Polícia Federal, que estão com uma base no território desde janeiro.

Conforme o documento, os policiais teriam agredido membros da comunidade e até produtores rurais nas proximidades da aldeia, questionando o paradeiro do cacique Babau. “Os policiais fizeram muitas perguntas […] afirmando que quer fuzilar o cacique e seus irmãos. […] Queremos saber por que esses policiais estão ameaçando famílias índias e não índias para me encontrar e me matar, pois todos sabem onde eu moro, todas as vezes que os líderes deles querem falar comigo eu sempre recebi.”, diz um trecho da carta.

Os indígenas ainda denunciam um caso de abuso contra uma adolescente de 14 anos. A jovem voltava sozinha pra aldeia, no último sábado (22), quando foi surpreendida por policiais que a revistaram e a obrigaram a levantar sua blusa “[…] ela diz que foi abordada por alguns policiais, a mesma estava sozinha, os mesmos a revistou fazendo toques em seu corpo e pediu que levantasse sua blusa.”, narra o cacique.

A comunidade está apreensiva com a situação e encaminhou a carta à 6ª Câmara do Ministério Público Federal e ao Ministério da Justiça. O documento encerra ainda: “Se alguma coisa acontecer com minha pessoa e os meus irmãos foi essa polícia que está aqui na região”.

Leia aqui a carta assinada pelo cacique da aldeia Serra do Padeiro:

cartatupinamba

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.