‘Mulheres em luta’: GNT estreia série sobre militantes presas na ditadura

promo-mulheres-luta-GNT

Em março de 2014 o Brasil lembrará o episódio mais sombrio de sua história: há 50 anos o País sofreu o Golpe Militar que durou mais de duas décadas e teve consequências que perpassam a atualidade. Nesse mês, o GNT começa a exibir a série documental ” Mulheres em Luta” que, em cinco episódios, irá  apresentar algumas das mulheres brasileiras que pegaram em armas, foram presas e também construíram suas histórias a partir de suas atitude contrária ao regime ditatorial. O programa estreia no dia 26 de março, às 21h. Veja trechos aqui.

Hoje uma das mais importantes ex-presas políticas do Brasil ocupa o lugar de presidente da República, mas junto com ela muitas mulheres também fizeram parte da maior batalha que o Brasil já travou: a luta pela democracia. Rita Sipahi, advogada e conselheira da Comissão da Anistia; Rose Nogueira, jornalista; Ana Miranda, bioquímica; Lucia Murat, cineasta; Estrella Bohadana, filósofa; Iná Meireles, médica; Jessie Jane, historiadora; Vera Vital Brasil, psicóloga, e a professora Fátima Setúbal são algumas das personagens que compõem “Mulheres em Luta”.

A cada episódio, a série mostrará a vida de duas mulheres e suas histórias de militância. Algumas delas foram companheiras de cela de Dilma Rousseff e estiveram presas na “Torre das Donzelas”, como era chamado o conjunto de celas femininas no alto do Presídio Tiradentes, em São Paulo. Outras mulheres estiveram presas no Dops – Departamento de Ordem Política e Social – e no Doi-Dodi, órgao ligado ao exército, em diversas cidades do País. Todas elas têm em comum o duro passado de torturas e violência na prisão.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Elen Pessôa.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.