Rio Madeira ultrapassa 19,40 m, cota prevista para abril pela Defesa Civil

Caminhões ainda se arriscavam em Trecho alagado na BR-364. Foto: Josenir Melo. A imagem é de anteontem, dia 21 de março.
Caminhões ainda se arriscavam em Trecho alagado na BR-364. Foto: Josenir Melo. A imagem é de anteontem, dia 21 de março.

Nível do rio aumentou 31 centímetros em uma semana. Neste sábado (22) nível registrado pela ANA foi de 19,46 metros.

Por Ivanete Damasceno, no G1 RO

O Rio Madeira atingiu neste sábado (22) a cota de 19,46 metros, segundo a aferição da Agência Nacional de Águas (ANA). A Defesa Civil Estadual estimava, há uma semana, que o rio alcançaria a media de 19,40 metros somente no dia 2 de abril. Na ocasião, o Madeira tinha o nível em 19,15 metros. Em sete dias, houve um aumento de 31 centímetros. Já são mais de 2,5 mil famílias desabrigadas pela enchente em Rondônia.

O nível do Rio Madeira já bateu o recorde histórico de 17,52 metros – de 17 anos atrás –  e, apesar de a Defesa Civil afirmar que havia uma tendência de estabilização, o nível continua subindo. O órgão não sabe dizer quando ou se as famílias desabrigadas poderão retornar às suas casas. Oficialmente nenhuma morte relacionada à cheia foi confirmada.

Por causa desse aumento no nível das águas, os caminhões que precisam fazer a travessia de Rondônia até o Acre serão transportados, num trecho de 20 quilômetros, por balsa. A BR-364, única via de acesso ao estado vizinho, tem mais de 1,40 metro de água sobre a pista, fazendo com que motoristas fiquem ilhados esperando por socorro.

Em Porto Velho, 23 ruas já foram interditadas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Sentram). Muitas vias tiveram o sentido alterado. Entre elas, a Avenida Campos Sales que recebia grande fluxo de motoristas que saíam da Zona Sul em direção à região central da capital.

Na quinta-feira (20), o Ministério da Previdência Social autorizou o INSS a adiantar o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos atingidos pela cheia histórica do Rio Madeira, em Porto Velho. O município decretou estado de calamidade pública no dia 27 de fevereiro, sendo reconhecido pelo governo federal na segunda-feira (17).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.