Médio São Francisco vai fortalecer campanha pela regularização dos territórios pesqueiros

A educadora Josedalva Santos é uma das integrantes da Comissão
A educadora Josedalva Santos é uma das integrantes da Comissão

Por Raquel Salama, assessora de comunicação da APSFV

Representantes das comunidades pesqueiras que integram o Médio São Francisco participaram na última quarta-feira (19), em Bom Jesus da Lapa, da primeira reunião da Comissão Regional da Campanha pela Regularização dos Territórios Pesqueiros. O objetivo da comissão é contribuir com a organização das comunidades pesqueiras locais, comunicação da campanha e coleta de assinaturas.

A reunião foi proposta durante o planejamento regional da Articulação Popular São Francisco Vivo, que aconteceu no final de fevereiro, em Bom Jesus da Lapa, para o período de março de 2014 a maio de 2015. Participam da comissão representantes do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidades-membro da APSFV.

A comissão levantou os principais problemas da região: cercamento de territórios pesqueiros, a exemplo de margens e ilhas; o conflito entre pescadores/as amadores/as e profissionais; diminuição da oferta do pescado e poluição das águas. A poluição tem sido percebida pelos pescadores devido ao mau cheiro provocado pelas cianobactérias, chamas algas azuis. Para superar as dificuldades e fortalecer o processo de formação e mobilização social pela regularização dos territórios pesqueiros, o coletivo decidiu priorizar no primeiro semestre a animação presencial com as comunidades.

No início de abril, está prevista uma rodada de animação junto às comunidades pesqueiras de Carinhanha, Malhada, Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa. Entre final de abril e início de maio, serão realizadas reuniões com comunidades da região de Barra: Passagem, Riacho Serra Branca, Barreiro da Passagem, Jatobá e Cipó (primeiro dia, pela manhã); Fazenda Grande, Boa Vista do Pixaim e Pedrinhas (primeiro dia, à tarde); Torrinha e Igarité (segundo dia, pela manhã). As datas ainda serão confirmadas.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.