Relatórios sobre impactos das atividades de mineração da Vale S.A. e violações do direito à terra no Pará serão lançados em Marabá

unnamedPlataforma Dhesca – As Relatorias do Direito Humano à Terra, Território e Alimentação e ao Meio Ambiente estarão em Marabá (PA) na próxima sexta-feira (21) para lançamento de dois relatórios de missões realizadas para investigar violações de direitos na região norte do país, especialmente no Pará e Maranhão.

Produzido pela Relatoria do Direito à Terra, o relatório “Violações de direitos humanos no acesso à terra na região sul/sudeste do Pará” é resultado da missão, realizada em 2012, que investigou casos de violações dos direitos humanos relacionados à terra e à reforma agrária no município de Marabá, na região sudeste do Pará.

O relatório “Mineração e violações de direitos: O projeto Ferro Carajás S11D, da Vale S.A.” foi produzido pela Relatoria de Meio Ambiente a partir da missão de investigação e incidência sobre violações de direitos decorrentes do complexo de extração, beneficiamento e escoamento de minério de ferro nos Estados do Pará e Maranhão sob responsabilidade da mega corporação Vale e de outras empresas associadas.

O lançamento acontecerá durante o “Seminário Regional de Enfrentamento às Violações de Direitos dos Camponeses no Sul e Sudeste do Pará”, a partir das 8 horas da manhã, no auditório da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O objetivo do encontro é discutir as graves violações dos direitos dos trabalhadores rurais nessa região.

————————
Serviço:

Seminário Regional de Enfrentamento às violações de direitos dos camponeses no sul e sudeste do Pará
Lançamento dos relatórios sobre impactos da mineração e violações do direito à terra

Dia: 21 de março (sexta-feira)
Local: Auditório da UNIFESPA, Campus I,  bairro da Nova Marabá, Marabá/PA

Programação:

8:00 – Abertura
8:30 – Mesa 01: Desafios e perspectivas na prevenção e repressão a prática do Trabalho Escravo na Região
10:30 – Debate
13:30 – Mesa 02: Mineração e agronegócio e as violações de direitos dos trabalhadores rurais na região sul e sudeste do Pará
15:30 – Debates e encaminhamentos
16:30 – Lançamento de cartilha e vídeo
17:30 – Encerramento

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.